sábado, 14 de outubro de 2023

Angola & Literatura - ‘DE LISBOA A TENERIFE (Diário)’, de Sebastião Pestana - Sá da Bandeira 1967 - MUITO RARO;





Angola & Literatura - Pedagogo e estudioso da literatura portuguesa, com obras editadas nesta antiga província ultramarina portuguesa e em Portugal 


‘DE LISBOA A TENERIFE (Diário)’ 
De Sebastião Pestana (1908 - 1993) 
Capa de Fernando Marques 
Impressão na Gráfica da Huíla, L.da 
Sá da Bandeira 1967 


Livro com 160 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


O Autor: 
“SEBASTIÃO PESTANA 
Personalidade madeirense de notoriedade literária, em especial no tocante ao estudo da obra de Gil Vicente, Sebastião  Pestana (1908-1993) merece ser lembrado neste mês de Outubro, quando passam 110 anos do seu nascimento e 25 anos da sua morte. Um pouco esquecido pela maioria, mas sempre recordado pelos investigadores da literatura clássica portuguesa.
Natural  da freguesia de Câmara de Lobos, fez estudos primários e liceais na Madeira, e formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professor do Ensino Secundário em vários Colégios e no Liceu de Camões, em Lisboa.
Colaborador de várias revistas de especialidade, foi também conferencista de mérito; por exemplo, em 1961, na Universidade de La Laguna (Tenerife, Canárias), foi convidado a falar sobre “Los aspectos sociales del Teatro de Gil Vicente”,  “Florbela Espanca y su drama”, entre outros temas; e nesta mesma Universidade, de 1961 a 1965, foi Leitor de Português e Professor Encarregado de Curso de Língua Portuguesa, Historia da Língua Portuguesa e Historia da Literatura Portuguesa.
Foi ainda Assistente dos Estudos Gerais Universitários de Angola (Sá da Bandeira), desde 1966; e Assistente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Pertenceu a diversas instituições culturais e era membro da Academia Portuguesa de História. A distância física da Ilha não o impediu de publicar artigos nos órgãos de comunicação locais, com grande interesse por parte dos leitores e estudiosos, além de entrevistas e conferências.
Sebastião Pestana era irmão de outro vulto da cultura portuguesa, Antonino Pestana (1891-1963), professor, advogado, jornalista, escritor, conferencista, filólogo e músico, além de se ter interessado pela investigação do folclore e das tradições do arquipélago da Madeira.”


Obras do Autor: 
- ‘PEQUENOS ENSAIOS DISPERSOS’ - Ilhavo 1934; 
- ‘DE LISBOA A TENERIFE (Diário)’ - Angola, Sá da Bandeira 1967; 


Preço: 52,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.