domingo, 31 de dezembro de 2023

Moçambique & Guerra Colonial - ‘À SOMBRA DAS ACÁCIAS VERMELHAS’, de António Garcia Barreto - Lisboa 2006 - RARO;





Moçambique & Guerra Colonial - O conflito militar enfrentado por Portugal contra os nacionalistas nesta antiga província ultramarina portuguesa entre 1964/74 contado pelo autor 


‘À SOMBRA DAS ACÁCIAS VERMELHAS’ 
De António Garcia Barreto 
Edição Roma Editora 
Lisboa 2006 


Livro com 142 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
RARO.


Da contracapa: 
“Quem habita situações como as que estão referidas neste livro habitualmente tarda em publicitá-las, devido à carga emocional que a elas está ligada.
Existem sentimentos de humilhação, coisas más que frenam a espontaneidade e necessitam de um tempo decorrido para o esbatimento desejável e libertador. 
Permite-se, assim, ao leitor a fruição de um testemunho mais distanciado e crítico, porventura mais coerente.“ 


O Autor: 
“ANTÓNIO GARCIA BARRETO.
Nasceu na Amadora, em 1948. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 
Participou na guerra colonial, em Moçambique, experiência que aproveitou em algumas das suas obras. Foi profissional de Organização & Métodos, Gestor de Recursos Humanos e Director de Pessoal em empresas privadas. 
Colaborou em vários órgãos da imprensa escrita, como os jornais ‘Notícias’ de Lourenço Marques, ‘República’, ‘O Diário’ e no ‘Diário Popular’, entre outros. Neste último jornal colaborou assiduamente na Página Infantil dirigida por José de Lemos, que ilustrou as suas histórias infantis aí publicadas. Em 1973 obteve o 1.* prémio do Concurso de Contos promovido pelo ‘Diário Popular’, com o conto ‘Tio Jeropiga, Tio Manel Pedreiro, Eu, a mula Bizarra & Companhia’. Pela mão de António Torrado entrou na literatura infantil publicando títulos como ‘Botão Procura Casa’ (1977), ‘História das três janelas’ (1977), ‘Na Rua onde moro’ (1981), a que se seguiram ‘O Luxo da gata Mafalda’ (1986) e a série de aventuras juvenis designada por ‘Brigada Azul’ (2000/2002), entre outros títulos. Criou e dinamizou (1981/1982) a página infantil ‘A Oficina do Tio Lunetas’ no semanário regional ‘Notícias da Amadora’. Alguns dos seus trabalhos na área infante-juvenil foram incluídos em selectas escolares do ensino básico. Há referências ao seu trabalho em diversas obras sobre a literatura para crianças e jovens em Portugal. 
Em 1996, o seu conto ‘Um Minuto Mágico’, entretanto incluído no livro ‘Contos de Amor Breve’ (2000), foi distinguido no âmbito do Prémio Literário Hernâni Cidade, promovido pela Câmara Municipal do Redondo. 
Publicou ainda os romances: 
- ‘A Malta da Rua dos Plátanos’ (1981), traduzido em russo; 
- ‘A Cidade dos Lacraus’ (1994); 
- ‘Ensina-me a namorar’ (2005); 
- ‘Literatura para crianças e Jovens em Portugal’ (1998), ensaio; e 
- ‘Dicionário de Literatura Infantil Portuguesa’ (2002).
No ano 2000 recebeu o Prémio Literário de Sintra - Adolfo Simões Müller, de literatura Infanto-Juvenil, pelo seu original ‘Rubens e a Companhia do Espanto em O Caso da Mitta Desaparecida’ (2001).“ 



Do ÍNDICE: 

1. 
2. 
3. 
4. 
5. 
6. 
7. 
8. 
9. 
10. 
11. 
12. 
13. 
14. 
15. 
16. 
17. 
18. 
19. 
20. 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.