domingo, 22 de outubro de 2023

Portugal & Estado Novo - ‘A ABRILADA DE 1961’, de Cor. Fernando Valença - Lisboa 1976 - Muito Raro;




Portugal & Estado Novo - A crise de Abril de 1961, que teve na pessoa do general Botelho Moniz o principal personagem na contestação da política do regime então liderado por Oliveira Salazar 


‘As Forças Armadas e as Crises Nacionais - A ABRILADA DE 1961’
De Cor. Fernando Valença 
Edição Publicações Europa América 
Lisboa 1976 


Livro com 276 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização.
Muito Raro. 

 
Sinopse: 
“Estão ainda na memória de muitos acontecimentos político-militares que, em Abril de 1961, culminaram na remodelação quase total dos ministérios e comandos militares e na demissão do general Botelho Moniz, substituído na pasta da Defesa pelo Dr. Oliveira Salazar.
A propaganda do regime conseguiu falsear os factos perante a opinião pública, apresentando a remodelação que então se verificou como exigida pela defesa da soberania portuguesa em Angola. Na realidade, essa remodelação mais não foi do que o despoletar pelo regime da ameaça mais grave que até então enfrentara e que vinha da oposição concertada dos altos responsáveis militares à presença de Salazar na chefia do Governo.
O coronel Fernando Valença, que testemunhou de muito perto os acontecimentos, traça nesta obra a história real do movimento fracassado de Abril de 1961. O conhecimento de causa manifestado pelo autor e a copiosa documentação aduzida fazem deste livro uma peça indispensável para o conhecimento da nossa história recente.”


ABRILADA DE 1961: 
“Foi assim designada a tentativa de golpe de Estado ocorrida em Portugal, a 13 abril de 1961, que envolveu algumas figuras cimeiras da hierarquia militar portuguesa e do Corpo de Estado-Maior do Exército, incluindo o próprio ministro da Defesa Nacional, general Botelho Moniz. Esta conspiração tinha por objetivo derrubar não apenas o chefe do governo, Oliveira Salazar, mas também o próprio Presidente da República, Américo Tomás. Foi a chamada ‘Abrilada de 1961’, a última tentativa significativa de intervenção militar na vida política portuguesa antes de 1974. Analisam-se as origens da conspiração, o contexto nacional e internacional, os seus momentos mais relevantes, as causas do seu fracasso e as consequências para o regime e para a sua política colonial.” 


Preço: 47,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.