sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Angola & História - ‘CHICORONHO’, de Jorge Kalukembe - Coimbra 2010 - MUITO RARO;






Angola & História - Uma história com raízes profundas na mestiçagem das populações angolanas, da autoria do Investigador, Político e romancista, Jorge Rodrigues de Jesus, aliás Jorge Kalukembe. 


‘CHICORONHO’ 
De Jorge Kalukembe 
Edição da Gráfica de Coimbra 
Coimbra 2010 


Livro com 240 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


Do Livro: 
“Da pérola do oceano à jóia da coroa. Uma história fascinante do encontro de culturas de dois povos em África - madeirense e muíla ocorrida em finais do século XIX.” 


Origem da palavra ‘CHICORONHO’: 
“A palavra CHICORONHO tem origem na ocupação do sudoeste angolano iniciado em finais de 1884. 

Decorria o mês de Outubro de 1884, quando cerca de 222 madeirenses partiram em direcção ao sudoeste angolano, a viagem demorou cinco semanas. Assim a 17 de Novembro os referidos madeirenses desembarcaram no Namibe e chegaram ao Lubango nas vésperas do Natal de 1884. Estes madeirenses foram então os fundadores da Colónia de Sá da Bandeira. 

Os militares portugueses sediados no Sudoeste Angolano tratavam os mencionados madeirenses de colono (com desprezo),  porque eram essencialmente pobres e humildes e originários da colónia da Madeira. 
O povo local – Muila da subetnia Nhaneca – via o militar português a tratar o madeirense de colono, por conseguinte, o muila passou a trata-lo na sua língua (Nhaneca) por Otyikolonyo para o distinguir do português militar que designavam de Omuputu.

Importa esclarecer que a grafia «tyi» fica foneticamente «chi», assim da palavra Nhaneca, Otyikolonyo originou a palavra Chicoronho para designar todos os descendentes de mais de um milhar de madeirenses que fundaram e desenvolveram uma das cidades mais bonitas de Angola – antiga Sá da Bandeira a actual Lubango.” 

Do blogue ‘CHICORONHO’ de Jorge Caluquembe


Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.