quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Angola & Colonialismo - 'JULGAREIS QUAL É MAIS EXCELENTE... (Figuras da História de Angola)', de Gastão de Sousa Dias - Luanda 1948 - MUITO RARO;




 


















Angola & Colonialismo - Obra com a biografia de descobridores, exploradores e governadores que se destacaram na história de Angola no período colonial.


'JULGAREIS QUAL É MAIS EXCELENTE...'
(Figuras da História Angolana). No Tricentenário da Restauração Angolana.
De Gastão de Sousa Dias 
Edição do Museu de Angola
Luanda 1948

 
Livro com 440 páginas, de grandes dimensões (29 x 22 cm), muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.


Esta obra foi publicada no tricentenário da Restauração de Angola, tendo o autor reunido um conjunto significativo de biografias de personalidades com relevância histórica de Angola, entre navegadores, militares, exploradores, governantes, colonialistas e outras figuras do período colonial. Um importante estudo pois sobre personalidades de relevo para a história de Angola.


Da Abertura: 
“Da galeria das FIGURAS DA HISTÓRIA ANGOLANA que constituem este livro, não constam evidentemente - nem isso seria possível - todos os vultos que no passado ajudaram a talhar, em terras adustas e bárbaras da África Ocidental, a entidade política a que demos o nome, já hoje prestigioso, de Angola. Elegemos aquelas que julgámos mais representativas e que melhor encarnavam os intentos orientadores do esforço português nessa obra de interesse nacional e universal, a que não faltam grandeza e majestade. 

E, à medida que delineávamos, não as suas biografias, mas as feições dominantes de cada uma delas, fomos verificando que, embora não sistematizada ainda, a História de Angola surgia em embrião, consubstanciada nas preocupações desses grandes servidores da Pátria e definida pelos nobres ideais que, em séculos de acção, agitaram os seus espíritos e aqueceram os seus corações. 

Em todas essas lutas generosas houve, de facto, uma marcada continuidade. E, porque essa unidade espontaneamente ressalta da linha bem acentuada do esforço português em Angola - impelido em parte pelo móbil dos interesses materiais, mas espiritualizado paralelamente por ideais de proselitismo, de piedade e de amor humano - é dado à estampa este livro, que o Governo Geral houve por bem tomar sob o seu patrocínio, em edição do Museu de Angola e como publicação encorporada nas celebrações do Tricentenário da Restauração. “ 
Gastão Sousa Dias 



Do ÍNDICE: 

- Diogo Cão 
- Rui de Sousa 
- Francisco de Gouveia 
- Paulo Dias de Novais 
- Duarte Lopes 
- Baltasar Barreira 
- Manuel Cerveira Pereira 
- Baltasar Rebelo de Aragão 
- Fernão de Sousa 
- Pedro César de Meneses 
- Francisco de Souto Maior 
- Salvador Correia de Sá 
- João Fernandes Vieira 
- André Vidal de Negreiros 
- Frei António Romano 
- Francisco de Távora 
- Luís Lopes de Sequeira 
- D. Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho 
- D. Miguel António de Melo 
- D. António Saldanha da Gama 
- Pedro João Baptista e Amaro José 
- Gregório José Mendes 
- Sá da Bandeira 
- Pedro Alexandrino da Cunha 
- Bernardino Freire de Figueiredo Abreu e Castro 
- Silva Porto 
- Frederico Welwitsch 
- José de Anchieta 
- Serpa Pinto e Capelo e Ivens
- Henrique de Carvalho
- Artur de Paiva 
- Trigo Teixeira 
- Veríssimo Sarmento 
- Padre Ernesto Lecomte 
- Alves Roçadas 
- Paiva Couceiro 
- O. Orlog 
- Willem Venter 
- General Pereira d'Eça 
- Doutor Manuel Alves da Cunha


O livro edita inúmeras ilustrações e vários retratos dos biografados, mapas, facsimiles de assinaturas, etc. É pois uma grande obra histórica e documental da história colonial desta antiga colónia portuguesa da África Ocidental.


Preço: 147,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.