quinta-feira, 6 de julho de 2023

África & Antropologia - ‘GÉNERO E PODER - Entre os Tsonga de Moçambique’, de Ana Maria Loforte - Maputo 2000 - Muito Raro;






África & Antropologia - As características, usos e costumes dos Stonga em Moçambique 


‘GÉNERO E PODER - Entre os Tsonga de Moçambique’ 
De Ana Maria Loforte 
Edição PROMÉDIA 
Maputo 2000 


Livro com 278 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da contracapa: 
“COLECÇÃO IDENTIDADES 

A Colecção Identidades surgiu da necessidade de abrir um espaço editorial para a divulgação de obras reflectindo a realidade moçambicana nas suas vertentes culturais e sociais. 

Obras de investigadores e estudiosos nacionais, na área das ciências sociais e humanas, do jornalismo investigativo e da recolha de poesias narrativa oral irão sendo publicadas nesta colecção de forma afazer chegar ao público do nosso país o conhecimento de nós próprios, tantas vezes guardado e esquecido nas gavetas das nossas instituições do saber, devido às dificuldades de o dar à estampa.

A selecção das obras a publicar tem obedecido a critérios de qualidade e interesse na divulgação, independentemente das suas características de comercialização. Isso só é possível através do apoio que a Cooperação Suíça dá ao programa, tornando possíveis edições que, de outra forma, nunca teriam a possibilidade de chegar às mãos do leitor. 

A razão de ser de um tal programa irá o leitor encontrá-la nas obras que irão sendo lançadas, numa demonstração clara de que se produz já, hoje, em Moçambique, uma reflexão profunda e cuidada sobre aquilo que é a identidade moçambicana, nas suas variadas facetas, a nossa forma de estar no mundo.“ 


A Autora: 
“ANA MARIA LOFORTE é, desde 1997, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade Eduardo Mondlane. 
Em 1975 termina o bacharelato em história na então Universidade de Lourenço Marques. 
Entre 1976 e 1979 trabalha como investigadora no Centro de Estudos Africanos dedicando-se à pesquisa sócio antropológica e leccionando, simultaneamente, história de Moçambique nas Faculdades Preparatória e de Letras da Universidade Eduardo Mondlane. 
Em 1983 obtém a licenciatura em história pela UEM, tendo realizado em seguida uma especialização em Antropologia Social, entre 1983-84, na Universidade de Paris VIII, em França. 
Em 1996 é doutorada em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa. 
Afecta ao Departamento de Arqueologia e Antropologia da Faculdade de Letras da UEM, desde 1980, tem realizado actividades de docência e diversas pesquisas sobre as temáticas da família, das relações de género e poder em Moçambique, sobretudo no concernente à saúde e direitos reprodutivos, acesso e controlo dos recursos.“ 



Do ÍNDICE: 

Nota inicial 
INTRODUÇÃO 

Capítulo I 
Da desigualdade à indiferença, do singular ao plural 
Capítulo II 
O povoamento da região e do bairro de Laulane 
Capítulo III 
Laulane, infra-estruturas sociais e recursos produtivos 
Capítulo IV 
O parentesco e as redes da solidariedade 
Capítulo V 
Trabalho feminino, estratégias familiares ou construção doas diferenças nas práticas sociais
Capítulo VI 
Terra e género numa dinâmica de diferenciação social 
Capítulo VII 
Poder e ideologias num contexto de mudança 
Capítulo VIII
Género, sexualidade e hierarquias 
Capítulo IX 
Religião, controlo social e poder 

Conclusão 
Bibliografia 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.