África & Independências - Um grande álbum fotográfico totalmente dedicado a Angola, país que alcançou a sua independência em 11 de Novembro de 1975, após a presença colonial portuguesa de cinco séculos, da autoria do fotojornalista Guenay Ulutuncok, de origem turca e língua alemã
‘ANGOLA - Falo dum país que se procura’
‘ANGOLA - Ich spreche von einem Land, das wir suchen’
Fotografias de Guenay Ulutuncok
Textos de Gabriela Antunes, Pepetela e Agostinho Neto
Edição Marino Verlag
Munique 1992
Livro de capas duras, sobrecapa, bilíngue (português e alemão), com 92 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Da contracapa:
“Angola - um dos países africanos maiores e mais universais. Inicialmente um centro de reinos poderosos, depois colonizados durante vários séculos pelos portugueses, conquistou a sua independência depois de uma longa guerra de libertação. Na sua história o país muito raramente conseguiu aproveitar e desfrutar a sua beleza e as suas riquezas naturais. Com o fim da guerra civil, em 1991, surge novamente um fio de esperança. Esta obra fornece informações sobre as pessoas, a história e a cultura do país. Os textos foram redigidos pelos autores angolanos mais importantes.
As ilustrações de Guenay Ulutuncok são fruto de várias estadias de longa duração em Angola. O seu olhar discreto mostra novas perspectivas, livres de sensacionalismo e aversão. O dia-a-dia e a convivência humana por entre destruição, miséria e fuga. É um olhar que não mostra apenas indigência mas também riqueza, a riqueza de um pobre país.“
OS AUTORES:
“GUENAY ULUTUNCOK, nascido em Istambul em 1954. É fotógrafo-jornalista, mora na Alemanha desde 1974, onde participou, em 1981, na criação da agência PHOTOS & REPORTAGEN em Colónia. Ele interessa-se particularmente pelos países onde os conflitos étnicos, religiosos ou sociais culminam em conflitos políticos ou militares. As suas actividades concentram-se principalmente em reportagens fotográficas da África e do Próximo Oriente.“
“GABRIELA ANTUNES, nascida no Huambo, cidade do planalto central angolano. Desde 1972 trabalha como professora de Literatura e língua portuguesa e dirige um curso de jornalismo. Além disso, é tradutora e intérprete e directora da Biblioteca Nacional de Angola.“
“PEPETELA, nascido em Benguela em 1941, é formado em sociologia. Desempenhou um papel activo na luta de libertação e depois no Ministério da Educação. Pepetela, o autor mais importante de Angola, trabalha como professor e escritor em Luanda.“
“AGOSTINHO NETO, nascido em 1922. Desde muito cedo a figura do movimento cultural nacional angolano. Em 1972 foi designado para Presidente do Movimento de Libertação MPLA. Depois da independência, Agostinho Neto, também um importante poeta, foi presidente do país até à sua morte, em 1979.“
Do ÍNDICE:
POEMA
Agostinho Neto
ANGOLA
Pepetela
ANGOLA - Dados
ANGOLA - Daten
A Acção Agrária Alemã em Angola
Von der Nothilfe Entwicklungszusammenarbeit
- Die Deutsche Welthungerhilfe in Angola
Preço: 157,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.