Política Internacional - Uma obra em que o autor, relata as vivências enquanto jornalista da televisão portuguesa nos mais importantes conflitos armados das últimas décadas
‘A GUERRA EM DIRECTO’
De Carlos Fino
Prefácio de General Loureiro dos Santos
Edição Verbo
Lisboa 2003
Da contracapa:
“Foi necessário algum tempo e perseverança para convencer Carlos Fino - um alentejano que têm sido testemunha privilegiada da História - a escrever este livro, obrigado a um ritmo de escrita e a uma disciplina quase aparentada com a de um jornal diário.
Ao permanecer em Bagdade quando a maior parte dos membros da ‘tribo’ se retirará, à cautela, para lugares mais seguros, repetiu a proeza de Peter Arnett na guerra do golfo, mas sem as ‘amarras’ do jornalista americano da CNN, promovido, então, a mito, e hoje caído em desgraça.
Para isso, não precisou de vestir camuflado, nem aderiu à novidade - e aos compromissos - dos ‘embedded’, que se poderá traduzir, com alguma liberalidade, por ‘embutidos’, ou seja, os enviados especiais de grandes cadeias de média, designadamente americanas, que aceitaram os riscos - e as condições do Pentágono - para poderem espreitar a guerra através do postigo de um carro de assalto.
Mas, para visitarmos os bastidores desta guerra inacabada, precisamos de ler a descrição empolgante, emotiva e crua do jornalista que, por mais de uma vez, teve a morte perto de si.
A colecção Media Hoje orgulha-se de incluir este registo vivido - em edições simultâneas para Portugal, Brasil e Angola - de um jornalista que prestigia o jornalismo português e a RTP, sua casa de sempre. Com um talento e uma generosidade que nos fazem bem.“
Do ÍNDICE:
Nota de Abertura
PREFÁCIO
Pelo general Loureiro dos Santos
Dedicatória
Agradecimentos
Citações
I PARTE
AFEGANISTÃO: Novos jogadores, o mesmo jogo?
II PARTE
MÉDIO ORIENTE: Perpétua dança da morte
III PARTE
IRAQUE: Crónica de uma guerra anunciada
Post-Scriptum
Preço: 15,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.