Angola & Literatura - Uma das mais importantes obras de Luandino Vieira, revista pelo autor e editada com desenhos
‘VIDAS NOVAS’
De Luandino Vieira
Desenhos de José Rodrigues
Edição Afrontamento
Luanda 1975
Livro com 116 páginas, ilustrado com desenhos e em muito bom estado. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da badana:
“LUANDINO VIEIRA, escritor angolano, poderá vir a ser considerado um dos fundadores de uma literatura angolana de expressão angolana. A sua linguagem, senso amplamente inventiva, é ainda em parte oralmente inexistente. Ela toma raiz em falares que representam uma criação original, enriquecida por contributos das línguas africanas. Tais falares, partindo embora do idioma português, não sendo uma língua distinta deste, não podem no entanto reduzir-se a ele. Essa colaboração linguística sobre os falares angolanos poderá vir a atribuir a Luandino Vieira, na literatura angolana uma posição semelhante àquela que o movimento modernista assumiu na literatura brasileira: a da re-criação de uma literatura nacional.
Nascido em 1935, Luandino Vieira publicava em 1969, na Casa dos Estudantes do Império em Lisboa (um ano após a sua primeira prisão, que durou um mês, pelas autoridades coloniais), o seu primeiro livro, ‘A CIDADE E A INFÂNCIA’, logo seguido, em 1961, de ‘A Vida Verdadeira de Domingos Xavier’, editado em Francês por ‘Présence Africaine’, em tradução de Mário Pinto de Andrade, e actualmente publicado em português pelas Edições 70.
Preso pela segunda vez em 1961, Luandino permaneceu nas nas prisões de Luanda até Agosto de 1964, quando foi transferido para o Campo de Concentração do Tarrafal em Cabo Verde. Libertado condicionalmente em Junho de 1972, foi-lhe fixada residência por cinco anos em Lisboa, onde se encontrava em 25 de Abril de 1974.
Luandino Cieira tornou-se conhecido dos leitores portugueses quando a Sociedade Portuguesa de Escritores atribuiu um prémio ao seu quarto livro. ‘LUUANDA’, publicado pelo ABC de Luanda em 1964, atribuição célebre que provocou o encerramento da Sociedade. O livro viria a ter edições clandestinas (a edição actual de Edições 70 é a quarta edição da obra), e encontra-se traduzido em russo, francês e inglês.
Em 1974, a editora Plátano, de Lisboa, publicava ‘Velhas Estórias’, quinto livro do autor, escrito em 1964. No mesmo ano, as Edições 70, de Lisboa publicavam a obra escrita em 1969, ‘No Antigamente na Vida’.
‘VIDASNOVAS’, o livro agora publicado por Afrontamento Edições, escrito em 1962, é portanto a terceira obra do autor, anterior a ‘LUUANDA’. Teve várias edições clandestinas, algumas totais, outras parciais. Esta edição, primeira que o autor pôde rever, é a primeira edição legal.“
Informação sobre o livro:
“ * Estás narrativas foram escritas de 28/6 a 28/7/62, no Pavilhão Prisional da PIDE, em Luanda.
* Apresentadas ao concurso literário da Casa do Estudantes do Império, Lisboa, foram distinguidas com o prémio JOÃO DIAS, 1962, por um júri de que faziam parte entre outros, Urbano Tavares Rodrigues, Orlando da Costa, Lília da Fonseca, Noémia de Sousa e Carlos Ervedosa.
* Editadas pela primeira vez em Paris, por Edições Anti-Colonial, edição sem data.“
Do ÍNDICE:
- Dina
- À espera do luar
- À sexta-feira
- O feitiço no bufo Toneto
- Cardoso Kamukolo, sapateiro
- O fato completo de Lucas Matesso
- O exemplo de Job Hamukuaja
- Zito Makoa, da 4.a classe
Preço: 52,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.