terça-feira, 1 de outubro de 2019

Angola & Guerra Colonial - 'O SALAZAR NUNCA MAIS MORRE', de Manuel Beça Múrias - Lisboa 2009 - Raro;



Angola & Guerra Colonial - O conflito militar africano relatado de forma epistolar, nas cartas enviadas por um oficial á esposa e editadas 36 anos os acontecimentos


'O SALAZAR NUNCA MAIS MORRE'
De Manuel Beça Múrias
Edição Planeta
Lisboa 2009


Livro com 144 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação.
De muito dificil localização.
Raro.


Da contracapa:
"Um retrato inédito e perturbador sobre os tempos de África no período crítico da guerra colonial dos portugueses em Angola. Uma viagem com passagem pelo inferno e o desejo de chegada ao paraíso em que o amor ecoa como a urgência de um grito:
'Vem depressa, sim?'

'Ódio de quê? Contra quem? Existem nesta experiência', refere Manuel a sua mulher Maria João, 'os condimentos das grandes histórias: dor, sofrimento, morte, amizade, abnegação, coragem, cobardia, heroicidade consciente ou desnecessária e louca, seres abjectos e criaturas sublimes, fome, sede, medo e cansaço. Uma guerra provavelmente mais injusta do que todas as outras, porquanto ambos oS lados são carrascos e opressores, e nenhum deles conta com a minha simpatia. Este campo que conta com o meu dedo para puxar o gatilho conheço eu bem de mais para que o meu coração possa estar com ele.'

'Preciso que me dês força para que quando sair daqui, e eu já agora, eu continue a lutar com estas 'armas' de que disponho, para não silenciar o que aqui se tem passado.'"




Do ÍNDICE:

PREFÁCIO
- DE NAMBUANGONGO, AMOR E MORTE - Por Joaquim Furtado

TIVESTE RAZÃO, MANUEL
Por José Manuel de Carvalho Oliveira (Alferes miliciano em Angola, 1961-1963)

CARTAS DE ÁFRICA

PALAVRAS DE AMOR

- Chegámos ao Paraíso
Maria João
- Como é que foi possível?
Rui Mendes
- "Está tanto nevoeiro. E se o avião não vejo?"
Helena Marques



Preço: 25,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.