domingo, 9 de julho de 2017
Angola & MPLA - UNITA: Organização nacionalista ou instrumento a soldo de interesses antiangolanos?' - Luanda 1989 - MUITO RARO
Angola & MPLA - A propaganda e contra-informação do governo de Luanda presidido pelo MPLA contra a oposição armada em finais dos anos oitenta
'UNITA: Organização nacionalista ou instrumento a soldo de interesses antiangolanos?'
Editorial Vanguarda
República Popular de Angola
Luanda 1989
Livro com 24 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente estado.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Um documento histórico editado nos anos oitenta pelo governo de Luanda~, liderado por Eduardo dos Santos e o MPLA, no âmbito da guerra de propaganda contra a então oposição armada, liderada por Jonas Savimbi e a UNITA.
Da abertura:
"A 'unita' é uma associação de indivíduos, liderada por Jonas Savimbi, cuja natureza assenta nas ambições pessoais do seu chefe e nas motivações psico-sociológicas tribais dos seus elementos.
Aproveitando-se da sua origem étnica e linguagem demagógica, de que é insigne artista, Savimbi conseguiu reunir junto de si alguns angolanos, predominantemente da sua etnia, para dar corpo à 'unita', com o objectivo de tornar possível a realização dos seus desígnios pessoais.
A 'unita' é uma associação criada em Março de 1966 pela polícia política portuguesa (PIDE/DGS) na época de Salazar, ditador português, com o objectivo de travar o processo de Libertação Nacional conduzido pelo MPLA.
Posto na liderança dessa associação pelas autoridades fascistas portuguesas, Savimbi, matreiramente e desde logo, tentou reclamar para a 'unita' o estatuto de 'organização nacionalista'."
Preço: 0,00€; (Indisponível)
Etiquetas:
25 de Abril,
Africa,
Angola,
Colonialismo,
Descolonização,
Guerra,
Guerra Colonial,
História,
Livros,
PIDE/DGS,
Política,
Politica internacional,
Portugal,
Ultramar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.