domingo, 9 de julho de 2017

Angola & Guerra colonial - 'CERTA (Ex-Comissário Político do MPLA) - MENSAGENS' - Luanda 1972 - MUITO RARO



Angola & Guerra colonial - A contra-informação e propaganda do exército português e da PIDE/DGS contra os guerrilheiros


'CERTA (Ex-Comissário Político do MPLA) - MENSAGENS'
Serviços da PSÍQUICA do exército português (?)
Edições Intercontinental
Luanda 1972


Livro com 34 páginas e em muito bom estado de conservação.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.


A acção da PSÍQUICA militar das Forças Armadas Portuguesas em conjunto com a PIDE&DGS passava pela utilização dos guerrilheiros capturados ou dissidentes da FNLA, FLEC, MPLA e UNITA, na contra-informação e propaganda. E no caso deste alto quadro dirigente do MPLA, Comandante CERTA, que conhecia o interior da estrutura guerrilheira e do sector político, foi usado pelos seus profundos conhecimentos nessas acções de propaganda. denunciava o ambiente conspirativo e de repressão de umas 'sensibilidades' contra as outras. Apelava a uns e denunciava outros: Iko Carreira, Lúcio Lara, Agostinho Neto, Joaquim e Mário Pinto de Andrade, Matias Migueis, Eduardo dos Santos, Luís Azevedo, Maria Eugénia, Costa Andrade e tantos outros dirigentes, numa listagem interminável.


Constitui um documento histórico de grande importância no desenrolar da guerra colonial, modo de actuação do exército português e da PIDE/DGS e do ambiente conspirativo permanente no interior das estruturas políticas e militares do MPLA. De grande raridade e significado!


Da apresentação:
"Estas mensagens foram radiodifundidas em Angola, elaboradas e lançadas pelo ex-Comissário Político do MPLA, CERTA, com a intenção de levantar o véu que oculta o ambiente de mentira, ódio e morticínio, sustentáculo do chamado 'Movimento Popular de Libertação de Angola'."


Preço: 0,00€; (Indisponível)

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.