sexta-feira, 7 de abril de 2017

Portugal & História - 'O DIA DA LIBERDADE - 25 de Abril de 1974', Coordenação de Pedro Lauret - Lisboa 2015 - RARO




Portugal - Os acontecimentos do dia da revolução, quando o MFA derrubou o regime do Estado novo liderando então por Marcelo Caetano


'O DIA DA LIBERDADE - 25 de Abril de 1974'
Coordenação de Pedro Lauret
Edição Versos da História
Lisboa 2015


Livro com 272 páginas (19,5 x 26), muito ilustrado e como novo. em excelente estado de conservação.
De muito difícil localização.
RARO.


Da contra-capa:
"Pelas 22h55 do dia 24 de abril os Emissores Associados de Lisboa transmitem E Depois do Adeus, de Paulo de Carvalho. Às 0h20 a Rádio Renascença coloca no ar Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso. Estão, assim, lançadas as senhas que dão a ordem de marcha a todas as unidades do Movimento das Forças Armadas. Às 3h a maioria das unidades já está na estrada e pouco depois, às 4h30, os principais objetivos são tomados e é difundido o primeiro comunicado do Posto de Comando do MFA pelos emissores do Rádio Clube Português.

Pelas 12h30 do dia 25 de abril chega ao Largo do Carmo a coluna da Escola Prática de Cavalaria de Santarém para cercar o quartel da GNR, onde se encontra refugiado Marcelo Caetano. A partir do início da tarde, torna-se claro para os responsáveis do regime que a queda é inevitável. Por volta das 18h, Spínola recebe a rendição do Presidente do Conselho. E o povo sai à rua para festejar. É o Dia da Liberdade!"



O AUTOR / Coordenador:
Pedro Manuel Cunha Lauret de Saldanha e Albuquerque nasceu em Lisboa a 23 de janeiro de 1949 e fez os estudos secundários no Liceu Camões, em Lisboa, onde foi dirigente da Ação Católica e participou nas movimentações estudantis. Frequentou a Escola Naval, onde concluiu o curso de Marinha. É um dos fundadores, em 1970, de uma organização politica clandestina de Oficiais da Armada de oposição ao Estado Novo. A partir de 1971, faz uma comissão na Guiné, como oficial imediato da Lancha de Fiscalização Orion. Em outubro de 1973, já na Metrópole, efetua, com outros oficiais, a ligação ao Movimento dos Capitães e faz parte da comissão que redigiu o Programa do Movimento das Forças Armadas e outros importantes documentos. Após o 25 de Abril, faz parte da Comissão Coordenadora do MFA Armada e da Assembleia do MFA Nacional. Em 1981, frequenta e termina uma pós graduação em Estratégia e Organização no Instituto Superior Naval de Guerra. Depois de passar à reforma em 1986 com o posto de capitão-de-mar-e-guerra, inicia atividade empresarial no âmbito da engenharia e consultoria informática. É membro fundador da Associação 25 de Abril e integra atualmente a sua Direção. Coordenou a obra Os Anos de Abril, coleção de oito volumes editada em 2014. Atualmente, dirige um projeto de investigação histórica designado «Marinha: do fim da Segunda Guerra Mundial ao 25 de Abril de 1974». É Grande Oficial da Ordem da Liberdade.


Preço: 60,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.