sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Timor & Colonialismo - ''O CAMINHO DOS HERÓIS', de Henrique de Sousa e Mello - Lisboa 1950 - MUITO RARO



Timor & Colonialismo - A resistência portuguesa e indígena aos invasores japoneses


'O CAMINHO DOS HERÓIS'
De Henrique de Sousa e Mello
Edição do autor
Lisboa 1950


Livro com 180 páginas e em bom estado de conservação.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.


O autor deu à estampa este livro, escassos anos após os acontecimentos, em torno da invasão de Timor pelas forças japonesas, em 1942, no contexto da 2.ª Guerra Mundial, e a resistência que lhes foi movida por um punhado de portugueses e timorenses.


DEDICATÓRIA:
"Dedico este livro aos heróis desconhecidos de Portugal, àqueles que sentindo brotar do peito a chama sagrada do patriotismo, souberam, sem esperança de qualquer recompensa, dignificar a terra que lhe deu a luz."


Extractos do Capítulo II:
"Raimundo apertou a fivela do capacete e camuflou-se com ramos verdes. Escondia-se, absolutamente invisível, no cimo de uma grande árvore. Ajustou o binóculo aos olhos ansiosos e espreitou num rodar de lentes.
A quinze quilómetros avistava Dili ainda perdida nas últimas névoas daquele dia 22 de Fevereiro. Tudo parecia calmo. Na baía pôde distinguir alguns barcos de guerra nipónicos.
Na noite anterior o rádio anunciara, de Camberra, que não recebiam informações algumas de Timor o que levava a crer que todas as comunicações jaziam cortadas. Timor capitulara! Só da parte holandesa de Timor viera alguma coisa de favorável: para-quedistas japoneses haviam sido aniquilados ao descer nos arredores de Koepang e uma parte das forças desembarcadas fora feita prisioneira. Porém não se esperava que os holandeses resistissem mais de três ou quatro dias."



DA CRÍTICA:
"Timor foi trazida agora à literatura não na forma mais ou menos pretenciosa dos relatórios... mas numa obra forte, recriada sobre a trágica realidade de tempos recentes, numa palavra, um romance que não pode nem deve passar despercebido."
'Século Ilustrado'

"A exposição não tem apenas conhecimentos de um técnico - é feita com amor à profissão e à Pátria, em relato sóbrio, mas vibrante. O autor faz-nos viver essas horas de esperança e angustia...
O livro de Henrique de Sousa e Mello é, sem dúvida, um dos melhores e mais apaixonantes romances que nos últimos tempos têm vindo à mãos..."
Pimentel de Vabo - 'A VOZ'

"O seus autor,pretendeu prestar, com este livro, a sua homenagem aos portugueses sacrificados em Timor pela brutalidade dos japoneses..."
Julião Quintinha - 'DIÁRIO DO ALENTEJO'


Preço: 75,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.