quarta-feira, 23 de março de 2016

Moçambique & FRELIMO - Jornal 'DIÁRIO DE LISBOA', de 20 de Outubro de 1986 ('SAMORA MORREU') - MUITO RARO




Moçambique & FRELIMO - A morte do Presidente da República e líder da guerrilha contra Portugal


Jornal 'DIÁRIO DE LISBOA', de 20 de Outubro de 1986.
('Desapareceu o último grande líder das ex-colónias portuguesas - SAMORA MORREU')

Editado em Lisboa, 24 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação.

De muito difícil localização.
MUITO RARO.


Desapareceu o Último grande líder das ex-colónias portuguesas
SAMORA MORREU

"Samora Machel, o último dos "históricos' do movimento de libertação das antigas colónias portuguesas, morreu ontem à noite, quando o avião em que regressava a Maputo, vindo da Zâmbia, se despenhou em território sul.africano. Com ele pereceram mais cerca de três dezenas de passageiros do aparelho, um bimotor 'Tupolrv', de origem soviética. Entre estes, contam-se nomes como os dos ministros da Defesa e dos Transportes, Alberto Chipanda e Alcântara Santos, além do conselheiro pessoal de Samora, o professor Aquino de Bragança. Entre as vítimas, segundo as primeiras indicações, não há jornalistas portugueses, que não acompanharam o presidente moçambicano nesta deslocação à Zâmbia.
Em Portugal, a notícia do desastre, conhecida às primeiras horas de hoje, provocou reacções de consternação e pesar por parte da Presidência da Rapública e do Governo, além de responsáveis de todos os partidos.
Acontecimento de 'consequências imprevisíveis' foi como o Presidente Mário Soares se referiu à morte do líder moçambicano. Soares, que classificou Samora Machel como 'um amigo de Portugal' e 'um homem que soube ultrapassar todos os ressentimentos criados durante os vários anos de guerra', poderá interromper a visita de carácter particular que está a efectuar a Londres e Paris a fim de representar Portugal nas cerimónias fúnebres em honra de Samora Machel."



Preço: 25,00€

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.