Portugal & Estado Novo - Análise comparada das evoluções dos regimes da península ibérica nos inícios do século passado entre a I e a II Guerra Mundial
‘DITADURA OU REVOLUÇÃO ?’
A verdadeira história do dilema ibérico nos anos decisivos de 1926-1936
De José Luís Andrade
Prefácio de Jaime Nogueira Pinto
Edição Casa das Letras
Lisboa 2017
Livro com 404 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Trata-se de uma história paralela de Espanha e Portugal na década decisiva de 1926-1936, isto é, entrevo início da Ditadura Militar em Portugal e o ano da vitória da Frente Popular e do desencadear da guerra civil em Espanha.
Tem por isso, a originalidade de ser uma história contada a par e passo, envolvendo os principais intervenientes políticos, individuais e colectivos dos dois lados da fronteira, num período pouco estudado.“
Jaime Nogueira Pinto in PREFÁCIO
Da badana:
“Consequência directa da evolução burguesa liberal e da tartufice das sensibilidades conservadoras no período charneira da viragem do século XIX para o XX, a Grande Guerra de 1914-1918 trouxe o fermento necessário para o crescimento excepcional das correntes revolucionárias ditas ‘avançadas’ (…) Sendo inicialmente coqueluches instrumentais das sociedades secretas jacobinas apostaras na disrupção dos pilares profundos da sociedade tradicional, o seu súbito desenvolvimento provocou o crescimento, por reacção, de novos veios contra-revolucionários .
E tudo isso procurei registar e analisar, em confronto dinâmico, no deslizar no tempo da pobre Novela política portuguesa. Concomitantemente, através dos episódios mais relevantes pretendi revisitar os processos de relacionamento político, económico, diplomático e social com a Espanha, de modo a compreender, através da história comparada, os pontos da evolução, coincidentes ou dissemelhantes.“
José Luís Andrade
O Autor:
“JOSÉ LUÍS ANDRADE nasceu em Idanha-a-Nova em 1954. Em 1977 licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pela Academia Militar e ensinou Física Atómica e Nuclear na Universidade dos Açores. Enquanto bolseiro da OTAN e da JNICT no âmbito de um programa de Ph, D. estudou e leccionou na Arizona State University.
Regressado a Portugal, dirigiu a Informática do Ministério da Saúde, foi Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Defesa e, mais tarde, Assessor do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Nunca se desligou do ensino universitário, tendo leccionado na Academia da Força Aérea, na European University, na Universidade Católica e na Universidade Lusíada.
É auditor do Curso de Defesa Nacional (1991).
Foi anda quadro directivo dá Caixa Geral de Depósitos.
Doutorado em História Contemporânea, escreveu vários ensaios sobre a temática da última guerra civil de Espanha: ‘Guernica: O Mito e os Factos e Toledo’, ‘Setembro de 36: A Decisão Crucial’, e sobre história militar: ‘As Guerras Cristeras: Memórias da Intolerância’ e ‘O Apoio Militar aos Ming: As Três Expedições Portuguesas’.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Agradecimentos
INTRODUÇÃO
A DITADURA MILITAR
- Sob o signo de Marte
- Ditador procura-se
- O Reviralho e os Avançados
A DITADURA NACIONAL
- Em busca do tempo perdido
- De Espanha ia acabar o bom vento
- Erupções revolucionárias
- A oposição à ditadura
- Na ascensão de Salazar
UM ESTADO NOVO
- 1933: um ano de grande significado
- A revolução anunciada
- Alvorada vermelha nas Astúrias
- Quem ventos semeia…
NOTA FINAL
ANEXOS
- Representantes de Espanha em Portugal entre 1910 e 1936
- Carta de filiação na UN de J. Carlos Rates
- Relação das forças armadas beligerantes
Índice Onomástico
Preço: 37,50€;



Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.