segunda-feira, 19 de maio de 2025

África & MPLA - ‘MORTE DA DIGNIDADE - A GUERRA CIVIL EM ANGOLA’, de Victoria Brittain - Lisboa 1999 - MUITO RARO;






África & MPLA - Análise aprofundada da jornalista americana da imprensa britânica ao período da descolonização e guerra civil, após inúmeras viagens, estadias e reportagens na imprensa londrina, relatando do lado do governo de Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos o desenrolar dos acontecimentos do trágico conflito entre os angolanos, apoiados o governo pelo contingente cubano enviado por Fidel Castro e a URSS e a guerrilha da UNITA pelos EUA e a África do Sul 


‘MORTE DA DIGNIDADE - A GUERRA CIVIL EM ANGOLA’ 
De Victoria Brittain 
Prefácio de Pepetela 
Edição Publicações Dom Quixote 
Lisboa 1999 


Livro com 190 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


Da contracapa: 
“Victoria Brittan, durante as numerosas vezes que esteve em trabalho de reportagem, visitou a maior parte de Angola, falando com pessoas de todos os extractos da população, não se contentando com entrevistar meia dúzia de responsáveis dos vários lados em acção, como muitos fazem. 
Foi procurar o povo humilde e trabalhador, o que nunca é achado para nada, foi ouvir os relatos confrangedores dos deslocados de guerra, gravou os murmúrios dos mutilados por minas ou bombas, procurou os órfãos, foi saber dos doentes e feridos nos hospitais.
Teve assim a percepção da maneira como as pessoas iam sofrendo e perdendo a esperança, frustradas constantemente todas as ilusões, sabotados inexoravelmente todos os planos. E aponta corajosamente o dedo aos culpados.“ 
Pepetela in PREFÁCIO 


Da badana: 
“Envolvida quase continuamente em guerra civil, desde a sua independência em 1975, Angola tem sido sujeita a um conflito devastador. No entanto, apesar das mortes sem fim e de quase dois milhões de deslocados, a comunicação social ocidental tem dado escassa atenção a esta contenda. 

Victoria Brittan testemunhou de perto o horror e a destruição em Angola, senso um dos jornalistas que melhor conhecem esta realidade. Neste relato impressionante, vital para a compreensão da África pós-colonial, ela combina de forma única uma narrativa de guerra baseada na análise histórico-política, com depoimentos em primeira mão de acontecimentos e retratos de personalidades-chave, examinando a origem e o desenvolvimento do conflito e apontando o dedo a múltiplos culpados. 

As Publicações Dom Quixote quiseram enriquecer a edição portuguesa deste livro acrescentando-lhe o depoimento daquele que é, sem dúvida, um dos mais importantes escritores angolanos: Pepetela, Prémio Camões de 1997.“


A Autora: 
“VICTORIA BRITTAN é jornalista do ‘Guardian’ especializado nas africanas e do terceiro mundo.” 



Do ÍNDICE: 

INTRODUÇÃO 
De Pepetela 

Agradecimentos 

PREFÁCIO: 
- Homens que fizeram uma revolução e que a viram ser-lhes tirada 

1. - O Nascimento da Maior Esperança de África (1975-1976) 
2. - A Reconstrução da UNITA (1976-1985) 
3. - Uma Guerra de Ideologias (1985-1987) 
4. - O Último Bastião de Havana (1987-1989) 
5. - Perder a Paz (1991-1992) 
6. - Outra Somália… a guerra das cidades (1992-1994) 
7. - O Estado Destruído (1995-1996) 

EPÍLOGO: O Factor Kabila (1997) 

Personagens 
Bibliografia 
Índice Remissivo  


Preço: 37,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.