segunda-feira, 7 de abril de 2025

Moçambique - Guerra Civil & RENAMO - ‘NÃO SOMOS BANDIDOS’, de Michel Cahen - Lisboa 2019 - Raro;

 




Moçambique - Guerra Civil & RENAMO - Uma análise aprofundada da actividade e organização da guerrilha anti-marxista que combateu o governo de Maputo da FRELIMO de 1977 a 1992, com base na documentação confidencial capturada numa das suas bases principais no decorrer do conflito 


‘NÃO SOMOS BANDIDOS’ 
A vida diária de uma guerrilha de direita: a Renamo na época do Acordo de Incomati (1983-1985) 
De Michel Cahen 
Edição Imprensa de Ciências Sociais 
Lisboa 2019 


Livro com 400 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro. 


Da contracapa”
“Em 28 de agosto de 1985, o quartel-general da Resistência Nacional de Moçambique (RENAMO) situado na Casa Banana foi atacado pelas forças zimbabweanas e moçambicanas. Parte dos seus arquivos fora apreendida. Nestes, havia a copia manuscrita de milhares de mensagens rádio, decifradas, entre o Estado-Maior General da guerrilha e os grupos locais. 
Michel Cahen pôde estudar 3401 dessas mensagens datadas de 1983 a 1985. Isso forneceu informações sobre os mais variados aspetos da vida diária desta ‘guerrilha de direita’: implantações, estruturação e equipamento militar, hierarquia, natureza e duração dos combates, ‘batalha para a população’ pelos dois campos, recrutamentos, deserções, baixas, centralização das mercadorias e repressão do mercado negro dentro da guerrilha, escolas e hospitais em zona da RENAMO, bruxaria, relações com os civis e com as milícias (mudjibas), relações sexuais, psicologia dos combatentes, etc. 
É a primeira vez que a RENAMO pôde ser estudada com base em documentos internos. 
Michel Cahen é historiador no centro ‘Les Afriques dans le monde’ (CNRS/Sciences Po Bordeaux), especialista da África colonial portuguesa e analista político dos atuais Países africanos de língua oficial portuguesa. 
Além desses terrenos, interessa-se também pelas problemáticas lusofonia e lusotopia, fascismo e colonialismo, marxismo e nacionalismo, etnicidade e democracia política, subalternidade e colonialidade, racismo e luso-tropicalismo.”



Preço: 47,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.