Portugal & Guerra do Ultramar - Entre a realidade é a ficção, a história dos homens que andaram pelas antigas províncias ultramarinas portuguesas em defesa da pátria, uns por convicção, outros por obrigação, durante quase uma década e meia, cujo fim do império ficou registado por uma trágica e sangrenta descolonização
‘ADEUS, ÁFRICA’
De João Céu e Silva
Edição Guerra & Paz
Lisboa 2018
Livro com 320 páginas e em muito bom estado de conservação.
SINOPSE:
- ‘ADEUS, ÁFRICA’, de João Céu e Silva
“Dez de Novembro de 1975: ao cair da noite, as últimas autoridades militares portuguesas abandonam Angola no paquete Niassa, horas antes da independência. O atirador especial Afonso está nas praias de Porto Amboim a vigiar a chegada de centenas de cubanos e não embarca no navio português que deixa para trás uma presença de quase cinco séculos. Afonso sobreviverá à guerra civil escondido durante onze anos, até ser capturado e repatriado. O psiquiatra que o acompanha no regresso a Lisboa quer saber tudo o que lhe aconteceu durante as sucessivas comissões nos três cenários da Guerra Colonial e não vai descansar enquanto não desvendar a história por detrás do soldado esquecido.
Recorrendo a testemunhos de cinco amigos e a consultas com o atirador especial para compreender o passado de quem se vai confrontar no regresso com um país tão distante do império colonial como é o Portugal de 1986, ‘ADEUS, ÁFRICA - A História do Soldado Esquecido’ refaz o mundo brutal dos jovens que foram combater sem saber o que lhes estava reservado - guerras em que matar inocentes e morrer em emboscadas eram situações triviais. Pelo meio, a história de amor a uma mulher que divide dois irmãos, um encontro com Che Guevara, um affaire com a jornalista francesa que encantou Salazar e muitas outras peripécias, numa narrativa baseada em factos e testemunhos reais.”
Preço: 37,50€;

Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.