quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Moçambique & Revolução - ‘EM ÁFRICA’, de Adriaan van Dis - Lisboa 1998 - Raro;




Moçambique & Revolução - Por terras moçambicanas, o autor tomou contacto com a realidade sanguinária da guerra civil latente nos anos setenta e oitenta, entre os soldados do governo da FRELIMO e os guerrilheiros da RENAMO, e testemunhou os relatos da população que sofreu as mais inarráveis brutalidades de ambos os lados, constatando que esses massacres eram perpetrados maioritariamente por crianças arregimentados por ambos os lados da guerra civil 


‘EM ÁFRICA’ 
DecAdriaan van Dis 
Edição Publicações Dom Quixote 
Lisboa 1998 


Livro com sobrecapa, 158 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização. 
Raro.


Da badana: 
“Faço esta viagem por puro egoísmo. Desaconselharam-me a seguir pelo corredor da Beira, mas a minha esperança de encontrar histórias interessantes é mais forte. Contava deparar com salteadores que se atravessassem no meu caminho, instigados por meia dúzia de beatos rodesianos e talvez portugueses, com um sul-africano à espreita na retaguarda, mas não com um povo que se extermina mutuamente.
Troquei umas palavras com uma família que morava com as galinhas num tanque incendiado e cujos filhos não sabiam o que era uma casa. Passámos por uma aldeia onde os bandidos tinham levado todos os homens e amputado os seios a todas as mulheres, que meteram depois num caixote escrevendo por fora: ‘Uma prenda para o Presidente, para se não esquecer de nós.’ Também aqui os assassinos eram crianças. E eis-me agora frente a frente com eles.“ 


O Autor: 
“ADRIAAN VAN DI, em trânsito para a África do Sul, país que retratou num dos seus livros, e onde pensava entrar ilegalmente, pois o seu visto era sistematicamente recusado, acabou por se interessar por Moçambique, onde permaneceu durante algum tempo.
Daí resultou ‘EM ÁFRICA’, um romance povoado de crianças que aprenderam a matar, de cooperantes e missionários frustrados, diplomatas descontentes, soldados, guerrilheiros e bandidos. Um retrato lúcido e isento de uma guerra fratricida e suas consequências, com toda a sua crueldade e todo o sofrimento causado.

Adriaan van Dis nasceu em Bergen, em 1946. Concluídos os estudos na escola normal, onde se preparava para a carreira docente, especializa-se em Neerlandês e Africânder. 
Jornalista e responsável por um programa de televisão sobre literatura, inicia a sua carreira de escritor em 1984, com um romance de inspiração autobiográfico, tendo sido muito bem aceite tanto pela crítica como pelo público.
Depois de vários romances e de uma peça de teatro, inicia-se na que virá a ser a sua faceta mais significativa: a narrativa de viagens, de que são exemplo ‘Een barbaar in China’, 1987 (‘Na Rota da Seda’), ‘Het beloofde Land’, 1990 (‘A Terra Prometida’) e ‘EM ÁFRICA’, 1991 (‘IN AFRIKA’), que agora se inclui nesta colecção.“ 



Do ÍNDICE: 

Nota do Autor 

- O corredor da Beira 
- Na cidade de cimento 
- De regresso ao campo 
- Boleia aérea 
- Turismo clandestino 
- Ressano Garcia 
- Uma dança macabra 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.