quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

África & Poesia - ‘BÔ TENDÊ’, de Maria Olinda Beja - Aveiro 1996 - Raro;





África & Poesia - Uma obra em poesia desta multifacetada escritora santomense com uma vasta obra de vários estilos literários editada 


‘BÔ TENDÊ’ 
De Maria Olinda Beja 
Capa de Jeremias Bandarra 
Ilustrações de José Alfredo Ramirão 
Edição da Autora e CM de Aveiro 
Aveiro 1996 


Livro com 62 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


A AUTORA: 
“OLINDA BEJA é uma escritora lusófona. Nasceu  em São Tomé e Príncipe, na cidade de Guadalupe a 12 de fevereiro de 1946, filha de José de Beja Martins (português) e de Maria da Trindade Filipe (santomense).

Residência - Viseu
Nacionalidade - portuguesa/santomense
Ocupação - escritora; professora do Ensino Secundário (aposentada)
Género literário - Poesia, romance, conto 

Biografia
Enviada pelo pai para Portugal (Mangualde – Beira Alta) com quase 3 anos de idade, aqui estudou e obteve o Diploma Superior dos Altos Estudos Franceses da Alliance Française e, mais tarde, a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Francês), pela Universidade do Porto. Fez ainda o Curso de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (LALP) pela Universidade Aberta além de ter feito, na Suíça (onde viveu e leccionou) vários outros cursos inerentes à sua actividade profissional e literária (professora do Ensino Secundário e escritora/contadora de histórias).

Desde muito jovem que começou a amar os livros visto que a família paterna era composta por vários professores desde o básico ao universitário. Sua avó e seu bisavô eram professores e tinham a paixão pelos livros tendo deixado uma biblioteca considerável que Olinda Beja sempre lia sobretudo nos momentos mais deprimentes do seu percurso em terras lusas. Daí nasceu o gosto de passar para o papel o que lhe ia na alma “A escrita é a âncora da minha vida. Sem ela já há muito me teria afundado” – diz por vezes. E assim Olinda Beja foi crescendo no meio de histórias e poemas.

Quando em 1985, ao regressar a São Tomé e Príncipe, se depara com a paisagem luxuriante e paradisíaca, um povo tão alegre e acolhedor e a família materna à sua espera, Olinda Beja decidiu, através dos livros que vai escrevendo, divulgar o seu país e o seu povo – o seu povo materno. Foi ali que nasceram e viveram os avós dos seus avós. É ali a sua mátria. Ali estão as suas raízes, a sua placenta.

Hoje Olinda Beja divide o seu tempo entre os dois países e continua a preservar a casa materna, em Batepá, onde se inspira sempre que está sentada na varanda de onde um dia partiu…

Tem poemas e contos traduzidos para espanhol, francês, inglês, mandarim, árabe e esperanto. Tem trabalhos publicados na Alemanha (Universidade de Frankfurt e Universidade de Berlim), sobre a língua materna de S. Tomé, bem como poemas dispersos em revistas nacionais e estrangeiras, em livros didáticos dos Ministérios Português e Francês da Educação e em diversas Antologias. As suas obras têm servido a teses de doutoramento a professores como Luciano Caetano da Rosa (Alemanha); Sandra Campos (Inglaterra); Annie Mendzy Anda (Libreville-Gabão); Amarino Queiroz (Brasil), Zuleide Duarte (Brasil) entre muitos outros. É membro da UNEAS (União Nacional de Escritores e Artistas de S. Tomé e Príncipe).

Além de escritora e contadora de histórias, Olinda Beja leva a sua poesia através do mundo fazendo recitais acompanhada pelo músico Filipe Santo.

Em 2005 em Cataguases (Minas Gerais – Brasil) foi condecorada pelo então Presidente do Brasil e na presença do ex-Presidente de Portugal Mário Soares, com a Ordem da Comenda dos Países Irmãos (S. Tomé e Príncipe/Brasil).

Obras da Autora: 
- Bô Tendê? – Poemas – 1992 – C.M Aveiro
- Leve, Leve - Poemas- 1993 - C.M.Aveiro
- 15 Dias de Regresso – Romance – 1994 – Pé-de-Pag.Editores
- No País do Tchiloli – Poemas – 1996 – C.M.Aveiro
- A Pedra de Villa Nova – Romance – 1999 – Palimage Editores
- Pingos de Chuva – Conto – 2000 – Palimage Editores
- Quebra-Mar – Poemas – 2001 – Palimage Editores
- Água Crioula – Poemas – 2002 – Pé-de-Página Editores
- A Ilha de Izunari – Conto – 2003 – S.T.P. – Instituto Camões
- Pé-de-Perfume – Contos (Bolsa de Criação Literária) – 2004
- Aromas de Cajamanga – Poemas – 2009 - Editora Escrituras S. Paulo (Brasil)
- O Cruzeiro do Sul – Poemas – 2011 
Edição bilingue: Port./Esp. – Edição El Taller del Poeta (Pontevedra)
- A casa do pastor - Conto, 2011 - Chiado Editora 
- Histórias da Gravana - Contos - 2011 - Editora Escrituras S. Paulo (Brasil)
- Um grão de café - Conto infanto - juvenil - 2013 - Editora Edições 
1.º livro no panorama literário infantil de S. Tomé e Príncipe
- À Sombra do Oká - Poemas - 2015 - Editora Edições Esgotadas 
- Tomé Bombom - Conto infanto - juvenil - 2016 - Editora Edições Esgotadas
- Chá do Príncipe - Contos - 2017 - Rosa de Porcelana Editora
- Simão Balalão - Conto infanto - juvenil - 2019 - Editorial Novembro.”


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.