quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Guerra do Ultramar & Moçambique - ‘MUEDA LUA’, de Luís Oeiras - Lisboa 2009 - MUITO RARO;




















Guerra do Ultramar & Moçambique - Relato do autor, da sua experiência pessoal em termos militares e de combatente numa das zonas de maior perigo no conflito registado nesta antiga província ultramarina portuguesa nos finais dos anos setenta 


‘MUEDA LUA’ 
De Luís Oeiras 
Edição Roma Editora 
Lisboa 2009 


Livro com 444, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
MUITO RARO.


Da contracapa: 
“Mais tarde, essas lembranças dos corpos estirados e abandonados, insepultos e ao sabor das chuvas, iriam decompor-se lentamente e aflorar de novo às consciências, no Minho, nas Beiras ou em Lisboa, nos pesadelos dos pais de família que nunca contaram nada aos seus filhos; que nunca disseram a ninguém que o medo da morte, a crueldade da guerra, o remorso e a vontade de voltarem atrás são segredos que todos os combatentes guardam e conservam, mesmo os que não querem, e que, quando os redescobrem e os revivem, sentem vergonha de os terem vivido e de não terem sido capazes de se conservarem humanos, tal como são entendidos os seres que dormem todas as noites sem esperarem que alguém os venha matar.


O Autor: 
“LUÍS OEIRAS nasceu em 1945, em Vila Real de Santo António. 
Em 1967, foi incorporado no Serviço Militar Obrigatório, na Escola Prática de Infantaria, em Mafra. Seguiram-se Vendas Novas (Escola Prática de Artilharia, donde saiu como Aspirante miliciano), Lagos (Oficial de Tiro), Lamego (provas para o curso de Rangers), Tancos (Minas e armadilhas), Penafiel (Formação de Batalhão) e Santa Margarida (Instrução e Aperfeiçoamento Operacional). 

Embarcou com o seu batalhão, como alferes miliciano atirador de artilharia, em Maio de 1968 e chegou a Mueda, no norte de Moçambique, em Junho. Cerca de um ano nessa zona de guerra a 100%, participou em todas as missões possíveis: patrulhas, picagens, desminagens, escoltas, emboscadas e operações de pequena e grande envergaduras. 

A segunda para-te da Comissão de Serviço, cerca de um ano também, decorreu na região do NIASSA, outra zona de guerra a 100%, em Meponda e Vila Cabral (actual Lichinga), com actividade operacional semelhante à de Mueda. 

Devido às frequentes e prolongadas ausências, por doença, dos seus capitão, comandou a sua Companhia durante a maior parte do tempo de Comissão.

Agraciado com o ‘Prémio Governador Geral de Moçambique’ e a Cruz de Guerra de terceira classe, regressou a Portugal e foi desmobilizado em Julho de 1970. Concluiu então, no IST, a licenciatura em Engenharia Electrotécnica, ramo de Telecomunicações e Electrónica, actividade profissional que exerceu até à sua recente reforma.“ 



Do ÍNDICE: 

PREÂMBULO 

Capítulo 1 
“MUEDA, TERRA DA GUERRA. AQUI TRABALHA-SE, LUTA-SE E MORRE-SE” 
Capítulo 2 
Capítulo 3 
Capítulo 4 
Capítulo 5 
Capítulo 6 
Capítulo 7 
Capítulo 8 
Capítulo 9 
Capítulo 10 

Glossário 


Preço: 52,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.