Portugal & Ultramar - A história da família de Zeca Afonso, desde Timor na ocupação japonesa durante a II Guerra Mundial, a permanência em Moçambique e por último o regresso a solo europeu
‘O ÚLTIMO DOS COLONOS - Entre um e outro mar’
De João Afonso dos Santos
Edição Sextante Editora
Porto 2015
Livro com 336 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“Memórias de infância e adolescência, retrato de uma família mas também de uma sociedade: a ditadura, o regime colonial e a ilusória eternidade de tudo isso, inscrita no catolicismo oficial e nos costumes de então. A dada altura, a família divide-se entre Portugal e Timor. Cá em Portugal, para onde o autor e o irmão, Zeca Afonso, depois de uma infância africana, se mudam, ainda crianças; lá, em Timor, aonde aportam os pais e a irmã Mariazinha no mesmo dia em deflagra a guerra, que rapidamente arrebatará a ilha no seu vórtice.
Ao contrário do que anunciou ao tempo a propaganda oficial, a neutralidade portuguesa na II Guerra Mundial não foi respeitada. Portugal entrou na guerra, com Timor-Leste ocupado pela força das armas, com órgãos de soberania e administração suprimidos, com populações martirizadas, assassinadas ou encarceradas, com património público ou privado esbulhado ou destruído. Até que a grande catástrofe chegou ao fim e o percurso familiar se restabeleceu na conjunção feliz dos seus membros.“
Da Badana:
“JOÃO AFONSO DOS SANTOS foi advogado em Lourenço Marques e Beira (Moçambique), de Janeiro de 1955 a Setembro de 1975. Presidiu ao Cine-Clube da Beira e ao Auditório-Galeria de Arte dessa cidade, cuja comissão construtora antes dirigira. Foi director do jornal ‘NOTÍCIAS DA BEIRA’ após a revolução de 25 de Abril de 1984. Integrou a comissão de descolonização de Moçambique em 1974 e 1975. A partir de Setembro deste último ano, passou a exercer funções profissionais em Lisboa, onde reside.
É autor, em parceria com Carlos Adrião Rodrigues, António Pereira Peite e William Gerard Port, de ‘O JULGAMENTO DOS PADRES DE MACÚTI’ (Edições Afrontamento), de algumas obras de carácter jurídico e ainda de ‘José Afonso - Um olhar fraterno’ (Editorial Caminho).“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Duas Palavras
I. - Todo o começo é involuntário
II. - Logo se embarcaram e deram à vela
III. - Somos todos daqui
IV. - A contracosta
V. - Tempos quase coincidentes
VI. - Uma neutralidade colaborante
VII. - Vive-se como habitualmente
VIII. - Entre Coimbra e Liquiçá
IX. - O tempo que passou
Primeiro Anexo (Timor 1941-1945)
NOTAS PESSOAIS (José Nepomuceno Afonso dos Santos)
I
II
III
Segundo Anexo
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.