Cabo Verde & Literatura - Uma obra inédita na literatura cabo-verdiana em lançamento nesta recém editora vocacionada para a edição de obras dos escritores africanos de expressão portuguesa
‘DEPOIS DAS MANGAS VÊM OS ABACATES’
(O Duplo Laço)
De Eugénio Inocêncio (Dududa)
Edição Clube dos Autores
Lisboa 2019
Livro com 176 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
Da contracapa:
“ ‘DEPOIS DAS MANGAS VÊM OS ABACATES’ - (O Duplo Laço’
Em 1724, a ilha de Santo Antão foi arrendada pelo seu donatário a mercadores ingleses, por um período de 27 anos. A Coroa portuguesa viria a denunciar o contrato assinado entre o donatário e os referidos mercadores, por temer a ocupação da ilha, bem como da vizinha ilha de S. Vicente, pelos ingleses. Estas duas ilhas poderiam vir a desempenhar o mesmo papel que a ilha de Santiago tão eficientemente desempenhava, na globalização do mundo, pondo em perigo os interesses da Coroa portuguesa.“
Da Badana:
“NOTA DO EDITOR
ESCATOLÓGICO
O meu caminho cruzou-se com Dududa em Lisboa, nos anos 80, estava eu a dar os meus primeiros passos na imprensa.
O tempo passou depressa e voltámos a marcar encontro em 2016, à distância entre Lisboa e Praia, para a preparação do livro ‘MÚRCIA’ (2017), uma das primeiras obras publicadas pela nossa editora.
Entretanto, o Atlântico Sul tornou-se o nosso território editorial por excelência. Nesse sentido, demos uma atenção especial a Angola a partir de 2017, ao ponto de nos tornarmos uma das editoras mais importantes na publicação de novos autores. Exemplo disso é a quantidade de novos poetas de origem Bantu descobertos e publicados nos últimos três anos.
A circulação de livros e novos autores na rota entre Lisboa e Luanda, passando pela cidade da Praia, tornou-se o objectivo destes primeiros tempos de actividade, infelizmente ainda por afinar. É para o encontro de culturas e ideias que queremos direccionar o nosso projecto nesta segunda década do século XXI. A ideia é também misturar os livros com outras formas de arte, descobrir novas abordagens e trazer para os nossos públicos outras realidades. Cabo Verde tem uma excelente performance no campo da cultura, com eco noutros hemisférios, e estou convicto de que pode ser para o nosso projecto multicultural um farol mas também um ponto de encontro Norte/Sul.
O tema histórico que Dududa lança com esta obra foi desde o início um motivo acrescido para o meu entusiasmo na edição deste livro. Há uma ligação desta visão com o projecto de arte que fui construindo nos últimos anos e que é muito focado na identidade e no apocalipse, o fim da humanidade.
Estou convencido de que estes livros de Dududa podem vir a ser entrelaçados neste projectos artísticos ou ganhar corpo em peças de teatro ou num surpreendente filme.“
João Ricardo (Editor)
O Autor:
“EUGÉNIO INOCÊNCIO (Dududa)
Economista, empresário, antigo jornalista, antigo embaixador.
Foi um dos deputados do primeiro parlamento cabo-verdiano, o parlamento da independência.
Tem o estatuto do Combatente da Liberdade da Pátria, conferido pelo parlamento cabo-verdiano, foi membro da direcção nacional do PAIGC, à data da independência de Cabo Verde, rompeu com o regime de partido único, em 1979, exilou-se em Portugal, durante a década de oitenta.
Vive desde 1990 em Cabo Verde. “
Do ÍNDICE:
Dedicatória
PREFÁCIO
Capítulo Zero
Capítulo I
Capítulo II
Capítulo III
Capítulo IV
Capítulo V
Capítulo VI
Capítulo VII
Capítulo VIII
Capítulo IX
Capítulo X
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.