Portugal & Guerra Colonial - A guerra em Angola, uma antiga província ultramarina portuguesa na África Ocidental, relatada por um militar do exército português que desertou e se juntou à guerrilha do MPLA e posteriormente serviu o PAIGC como médico
‘A INSURREIÇÃO - ANGOLA - Os anos dourados colonialismo’
De Mário Moutinho Pádua
Edição
Lisboa 2014
Livro com 316 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
SINOPSE:
“Recordo neste livro o colonialismo e a guerra colonial que dele resultou. Pretendo por este meio prestar homenagem aos mortos, aos torturados e a todos os seres humanos sujeitos a inaceitáveis sofrimentos, infligidos a angolanos, moçambicanos, guineenses, portugueses, cabo-verdianos, são-tomenses, timorenses e, em menor número, aos naturais de outros países também vítimas do colonialismo e da onda das guerras de independência. Homens, mulheres e crianças com direito a uma vida tranquila e feliz.
Quem não se furtou a ler as descrições, por vezes constrangedoras, deve perguntar: porque teve lugar essa carnificina quando outros países africanos e asiáticos chegaram à independência no século XX sem guerra?
Os culpados existem. São aqueles que, por cupidez, fanatismo, cegueira e, sobretudo, insensibilidade pelas vidas desperdiçadas e pelos direitos dos povos, promoveram a guerra. O objectivo deste livro será alcançado se os leitores identificarem os responsáveis e compreenderem como a opressão de um povo por outro gera tarde ou cedo revoltas invencíveis.”
O Autor:
“MÁRIO MOUTINHO DE PÁDUA desertou da guerra colonial em 1961 na frente de combate perto da fronteira em Congo ex-Leopoldville.
Dessa aventura resultaram dois livros: ‘Guerra de Angola’ - ‘Dario de um Médico em Campanha’ e "No Percurso de Guerras Coloniais’, este porque ainda durante dois anos e meio prestou auxilio medido á guerrilha do PAIGC na Guiné Bissau.
Em 1969 com o fruto de uma pequena herança, satisfaz o sonho de se especializar em França, Depois do 25 de Abril regressa a Portugal, reintegra o exército português até pouco depois do 25 de novembro. Das memórias de juventude no PCP publica ‘A Estrada de Mil Léguas’ e do passado colonial sai ‘A Insurreição - Angola - Os anos Dourados do Colonialismo’.
O contacto com a Reforma Agrária permite lhe escrever ‘o grande Conluio contra a Reforma Agrária’ e finalmente retrata uma família aparentada, e simultaneamente o país ao longo do século XX em ‘Manuel e a sua Família’.
Atividade hospitalar traduziu-se em alguns artigos.”
Preço: 0,00€; (Indisponível)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.