Angola & Guerra Colonial - Análise e crítica dos conflitos militares que Portugal enfrentou nas suas antigas províncias ultramarinas portuguesas africanas entre 1961 e 1974
‘QUARTEL, MATA E SANZALA’
De Fernando Gabriel Vicêncio
Edição Livros Horizonte
Lisboa 1989
Livro com 120 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“Apesar da brevidade dos seus textos, ‘QUARTEL, MATA E SANZALA’ é uma denúncia vigorosa da guerra colonial e do regime que a impôs. Denúncia vigorosa e apaixonada, também, mas sempre lúcida. Feita de raiva mas também de reflexão, feita de desespero mas também de sonho, feita de ironia mas sempre com amor. Amor à liberdade, à justiça e à Pátria amordaçada. Indisfarçável amor, quase maternal amor, pelos soldados atirados para uma guerra que nunca sentiram sua. Amor, ainda, à sofredora terra africana, aos seus homens e mulheres e, no fundo, à milenar luta que os homens de boa vontade travam contra a exploração do homem pelos seu semelhante.
Com os seus traços dramáticos e as suas pinceladas picarescas. ‘QUARTEL, MATA E SANZALA’ é uma pequena memória de um tempo que ainda não acabou, punhado de histórias de um tempo ainda sem historiadores para o contarem tal como foi, a não ser que se dê a palavra a quem o viveu.
Foi o que se fez.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
- Tanto tempo para quarta-feira
- O próximo navio
- A ‘Pin-Up’
- Onze soldados
- ZIN
- Malapata
- A caça
- Ambrizete, meu amor
- Contudo
- Barco à vela em mar de capim
- A Máneca da múseca
- A leva
- Terreiro do Paço
Glossário
Preço: 27,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.