Angola & Guerra do Ultramar - Uma vasta obra da prestação das Forças Armadas Portuguesas no norte do território contra a guerrilha da FNLA - sucessora da UPA de 1961 e as origens dos Comandos e as dificuldades para estas unidades especiais se afirmarem perante a desconfiança da hierarquia
‘MEMÓRIAS DA GUERRA EM SÃO SALVADOR DO CONGO’
De Joaquim Tomaz Soares
Edição Principia
Lisboa 2021
Livro com 840 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
SINOPSE:
“ ‘Memórias da Guerra Em São Salvador do Congo’
Memórias – por vezes escandalosas – de um militar na Guerra Colonial intercaladas com as dos sucessivos batalhões que ocuparam o coração do Reino do Congo, incluindo retrospetivas dos precedentes da rebelião, do contexto político que impediu uma descolonização atempada e dos últimos cem anos daquele autêntico Império, depois de se ter dado conta a elite congolesa de nunca o seu Reino ter sido tratado pelo de Portugal em pé de igualdade (evocando também a crise do início do séc. XVIII e a inimaginável profetisa Kimpa Vita).
Como desfecho, o relato, por quem a viveu, da fuga dos derradeiros colonos e da própria FNLA – o único Inimigo que defrontámos naquelas paragens em toda a Guerra – ante o avanço das tropas do MPLA (reforçadas com quadros militares soviéticos e ‘voluntários’ cubanos); e uma análise dos números totais dos mortos do nosso Exército em Angola, com destaque para as maiores mortandades e as mortes mais estranhas.
Com o apoio de uma vasta bibliografia – de que se destacam as Histórias das Unidades (AHM), a Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África 1961-1974 (EME) e as cartas do autor. Outra fonte – que corrigiu por vezes a verdade oficial – foi o que lhe relataram alguns elementos dessas unidades.”
Preço: 62,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.