Portugal & Pintura - A mais importante pintora de Tomar, naturalista e retratista, da escola de José Malhoa, deixou uma vasta obra cujas telas estão dispersas por colecionadores particulares, museus e a família
‘MARIA DE LOURDES DE MELLO E CASTRO’
AAVV - Coordenação de João Manuel P. Vargas Moniz
Apresentação de João Pinharanda
Textos de Maria Matilde Tomaz do Couto
Foto-Biografia de Maria Helena de Freitas
Fotografias de Mário de Oliveira, Tó Carvalho e António Tomaz
Edição das Fábricas Mendes Godinho, S.A.
Impressão na Litografia Antunes, L.da, Rio Maior
Tomar 1989
Livro de capas duras, sobrecapa e com 102 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
A Pintora:
“MARIA DE LOURDES DE MELLO E CASTRO
Maria de Lourdes de Mello e Castro (Tomar, 1903 — Lisboa, 1996), foi uma pintora naturalista portuguesa do século XX.
Biografia
Maria de Lourdes Campeão de Melo e Castro Esteves de Brito, mais conhecida como Maria de Lourdes de Mello e Castro, nasceu em Tomar no dia 24 de outubro de 1903 e faleceu em Lisboa, no dia 28 de julho de 1996). Filha única do proprietário e agricultor Diniz de Mello e Castro de Esteves de Brito e de D. Maria Adelinda Delgado Campeão de Mello e Castro, descende de uma família de nobreza rural proveniente de Alpedrinha e fixada em Tomar.
Maria de Lourdes casa a 16 de Agosto de 1937 na capela da Quinta das Avessadas em Tomar, propriedade da sua família, com o médico-cirurgião de gastroenterologia Dr. Guilherme Pinto Rodrigues da Costa (Alvellos), filho do Visconde de Alvellos.
Foi uma pintora portuguesa do século XX, cuja obra se enquadra na corrente estética da naturalismo.
Foi discípula de José Malhoa, de 1921 até à morte do pintor. Da obra de Maria de Lourdes destacam-se a pintura de género, a paisagem e o retrato, destacando-se o uso do pastel.
Escreve Nuno Saldanha que «é efectivamente no género, que se consubstancia a essência da originalidade da pintura de Maria de Lourdes, não obstante, como vimos, alguns críticos não o terem entendido na época. Através de uma visão própria, na expressão das poses características do seu meio social, aristocrático e rural, em constantes encenações do quotidiano, a pintura converte-se numa espécie de "diário visual", do seu mundo feminino, de emoções, confidências, e relacionamentos sociais que, de certo modo, se mostra particularmente inovador no panorama da pintura portuguesa novecentista.»
Reconhecimento
A 10 de Junho de 1991, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
A Câmara Municipal de Tomar homenageou a pintora dando o seu nome a uma avenida, ao passo que a Câmara de Lisboa lhe concedeu uma rua.
Exposições
Participou nas seguintes exposições:
1948 - Exposição de Arte Portuguesa em Luanda e Lourenço Marques
1957 - Galeria Pórtico - IV exposição colectiva de artistas plásticos
1966 - Museu Arte Popular - As artes ao serviço da nação
1979 - Paris - Exposição de Retrato Paul-Weiller
1982 - Fundação Calouste Gulbenkian - Os Anos 40 na Arte Portuguesa
1983 - Câmara Municipal de Tomar - Exposição Retrospectiva de Homenagem
1989 - Fundação Calouste Gulbenkian/ Museu José Malhoa - Grande Exposição Retrospectiva.
2003-2004 - Centro Cultural de Belém”
Do ÍNDICE:
ABERTURA
O Conselho de Administração de Fábricas Mendes Godinho, S.A.
APRESENTAÇÃO
MARIA DE LOURDES DE MELLO E CASTRO - Sentimento e Memória
Por João Pinharanda
MARIA DE LOURDES DE MELLO E CASTRO - Setenta anos de pintura
Por Maria Matilde Tomaz de Castro
FOTOBIOGRAFIA DE
MARIA DE LOURDES DE MELLO E CASTRO
Por Maria Helena de Freitas
- Cronologia
- Principais exposições em que participou
- Prémios (selecção)
- Museus onde se encontra representada
REPRODUÇÕES
- Raparigas na praia da Figueira da Foz (1927)
- Na praia da Figueira da Foz (1927)
- José Malhoa pintando (1928)
- A vendedeira de laranjas (1929)
- Contra luz (1932)
- Cabeça de Camponesa (1926)
- Mulher com cesto (1926)
- No terraço (1929)
- Natureza morta (1923)
- À sombra (1928)
- A mulher das galinhas
- Cena campestre (1928)
- À hora do chá (1930)
- O pote das Chagas (1942)
- No jardim (1930)
- A preterida (1931)
- Hortenses (1947)
- Senhora em cadeira de verga (1932)
- É bem boa (1932)
- Sol de inverno (1935)
- Vinhedos (1941)
- Praia de Santa Cruz (1941)
- Na praia (1941)
- Castelos no ar (1932)
- Sines (1943)
- Sines em dia de Procissão (1948)
- No terraço em Sines (1944)
- Na praia de Sines (1944)
- Praia das Maçãs (1944)
- Brincando na areia (1945)
- A filha do pescador (1945)
- No rio Nabão (1929)
- Casa de colmo (1947)
- As duas irmãs (1942)
- Casa rural em Amarante (1945)
- Debaixo da ramada (1957)
- Capela de S.to António em S. Martinho do Porto (1948)
- O facho em S. Martinho do Porto (1946)
- Esplanada em S. Martinho do Porto (1967)
- Amarante (1988)
OS RETRATOS
- Luís (1942)
- Alzira (1943)
- Retrato de D. Eugénia de Mello Breyner Cabral de Moraes (s.d.)
- Retrato de D. Maria Eugénia de Barros Cardoso de Lemos (1948)
- Retrato de D. Maria Adelinda Esteves de Brito (Mãe da artista) (1921)
- Retrato de D. Maximina Cid (1927)
- A velha Rosa (1957)
- Retrato de Mestre José Malhoa (1927)
- Dr. Cândido Madureira (1929)
- Retrato de José Malhoa (1929)
- Retrato do Patriarca das Índias D. Teotónio Vieira de Castro (1930)
- Retrato de seu pai Diniz Mello e Castro E. de Brito (1932)
- Retrato do Sr. Joaquim Tamagnini Barbosa (1933)
- Retrato de D. Maria Manuela Ferreira da Cunha (1938)
- Oitenta anos (1957)
- O moço de fretes (1960)
A CIDADE DE TOMAR
- Roda da Várzea Pequena em Tomar
- A Rua do Pé da Costa de Baixo (1932)
- A Rua da Bela Vista em Tomar (1935)
- O velho Matadouro de Tomar (1928)
- A Charola do Convento de Cristo (1971)
- O Castelo dos Templários em Tomar (1935)
- A Levada do Rio Nabão
- Vista dos Castelo dos Templários (1967)
- O jardim da Cerca e o Castelo de Tomar (1947)
- O rio Nabão, a cidade e o Castelo (1953)
- A rua do Arco em Tomar (1959)
- Convento de Santa Iria em Tomar (1985)
- A Cidade e o rio (1956)
- O Mercado de Tomar (1975)
- Festa dos Tabuleiros (1981)
Preço: 127,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.