Moçambique & Ultramar - Um extraordinário álbum de fotografias do fotógrafo Carlos Alberto Vieira, que dedicou toda a sua vida profissional de 50 anos a retratar o território enquanto antiga província ultramarina portuguesa e o país após a independência em 25 de Junho de 1975, nas suas mais variadas facetas
‘RECORDAÇÕES DE LOURENÇO MARQUES’
De Ana Paula Lemos (texto) e Carlos Alberto Vieira (fotografias)
Edição Altheia Editores SA
Lisboa 2005
Livro de capas duras, sobrecapa, com 166 páginas, muito ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
SINOPSE:
“Um álbum para recordar Lourenço Marques entre as décadas de 40 a 70 através da objectiva do fotojornalista Carlos Alberto Vieira.
O valiosíssimo espólio fotográfico de Carlos Alberto Vieira permite perpetuar a memória colectiva dos muitos que conheceram e viveram em Lourenço Marques.”
O Autor:
“CARLOS ALBERTO VIEIRA
Nascido em João Belo, actual cidade do Xai Xai, capital da Província de Gaza; foi em Lourenço Marques, Maputo, que Carlos Alberto Vieira viveu os primeiros anos da sua vida e onde depois regressou, após uma breve passagem pela metrópole.
As imagens deste livro, recolhidas entre 1945 e 1975, representam uma pequeníssima parcela do acervo fotográfico deste fotojornalista que durante mais de 50 anos palmilhou Moçambique. Fotógrafo do jornal ‘Notícias’ (em cujos quadros ingressou em 1945) — e mais tarde chefe da sua secção fotográfica e editor fotográfico —, captou de tudo com a sua objectiva. Desde o sofisticado empreendimento comercial, a projectos de natureza sócioeconómica, passando pelas cidades, vilas e aldeias. Fotografou a fauna e flora. E fotografou também as guerras que assolaram Moçambique.
Foi também muitas vezes escolhido por Samora Moisés Machel, o presidente fundador da República de Moçambique, para seu retratista pessoal.
Carlos Alberto Viera morreu a 9 de Fevereiro de 1995, em Maputo.”
A Autora:
“ANA PAULA LEMOS dedicou vinte anos da sua vida ao jornalismo, como repórter, trabalhando temas relacionados com Ciência, Educação, Sociedade, Cultura e Viagens. Fez rádio e televisão. Especializou-se em comunicação digital e cultural.
Fundou a Associação Europeia para a Criatividade onde desenvolveu projetos culturais temáticos dedicados à História e Cultura da Europa, nomeadamente, às matrizes culturais europeias.
Recebeu o Prémio de Jornalismo da Ordem dos Farmacêuticos e escreveu dois livros de fotojornalismo.
Estudou Jornalismo, Ciência Política, Direito e Estudos Europeus, tendo feito uma pós-graduação em Jornalismo e Religiões.”
Preço: 77,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.