Cuba & Direitos Humanos - O relato na primeira pessoa das arbitrariedades, violações dos Direitos Humanos, prisões e torturas, dos cubanos que se opunham ao regime ditatorial, marxista-leninista de Fidel Castro de forma pacífica e por denúncias do terror imposto desde 1959
‘CONTRA TODA A ESPERANÇA - As prisões políticas de Fidel Castro’
- 22 anos no “GULAG DAS AMÉRICAS”
De Armando Valadares
Edição InterMundo
São Paulo 1987
Livro com 310 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da contracapa:
“ARMANDO VALLADARES passou 22 anos nas desumanas prisões de Fidel Castro, unicamente por expressar as suas ideias contrárias ao marxismo-leninismo.
Preso rebelde, de profundas convicções cristãs e democráticas, negou-se aos planos de ‘reabilitação’ do regime comunista. Isto desencadeou represálias brutais sobre ele, prisão solitária e torturas. A sua família sofreu perseguições.
Negaram-lhe alimento durante 48 dias, na tentativa de quebrarem a sua resistência. Como consequência, permaneceu oito anos em cadeira de rodas.
A Amnistia Internacional adoptou-o como ‘Prisioneiro de Consciência’. Governantes, intelectuais e a imprensa de todo o mundo ocidental exigiram a sua libertação.
Finalmente, em 1982, o presidente francês, François Mitterrand, conseguiu que Fidel Castro devolvesse o poeta Armando Valladares à liberdade.
Este livro, mais do que uma narração dos infortúnios do corajoso autor, é um relato vibrante, dramaticamente informativo, sobre o ‘GULAG DAS AMÉRICAS’: os cárceres do Castro-comunismo em Cuba.”
Da badana:
“Este livro não é uma Novela.
É uma denúncia mundial. É um relato rigorosamente autêntico do que o seu autor, Armando Valladares, viu e padeceu durante 22 anos de prisão - absurda e arbitrária - nos cárceres políticos de Fidel Castro.
Valladares descreve a tenebrosa prisão do Castelo de La Cabaña, onde os opositores do regime comunista são ‘julgados’ com um simples tiro na cabeça.
Denuncia os campos de trabalhos forçados, onde a vida perde todo o sentido. Descreve as celas de repressão e enclausuramento, a maldade refinada de estilo estalinista.
Revela o funcionamento do Centro de Extermínio e Experiência Biológica da prisão de Puerto Boniato, a pior de Cuba, onde médicos soviéticos, alemãs orientais e Checoslovacos, juntamente com os seus colegas cubanos, provocam sistematicamente doenças e realizam experiências psicológicas entre os preços políticos.
Possivelmente, pela primeira vez são denunciadas as condições desumanas dos centros de detenção juvenil e a violência que ali impera.
Nunca antes tinham sido divulgadas as condições sub-humanas a que as mulheres, prisioneiras políticas, são submetidas em Cuba: a humilhação que sofrem essas infelizes quando repelem a ‘reabilitação’ política comunista, obrigadas a vestir apenas roupas interiores: o risco constante de serem enviadas para as prisões comuns de mulheres delinquentes, na mesma nudez, para, finalmente, sofrerem a sua definitiva desestabilização emocional e psíquica.
Este relato verídico começa e termina na prisão política, mas também atravessa os seus muros para narrar a perseguição e o tormento a que são submetidas as pessoas que tenham um ente querido isolado no vasto presídio político de Cuba.
Angústias, privações, torturas e assassinatos… dor infinda que, nesta páginas, é recolhida para dar uma mensagem - na verdade, um grito de angústia - pelos factos técnicos que acontecem no ‘GULAG DAS AMÉRICAS’: a Cuba de Fidel.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
INTRODUÇÃO
1. - Detenção
2. - A visita
3. - Morte após morte
4. - O ano do paredão
5. - Ilha de Pinos
6. - O presídio dos fantasmas
7. - A linguagem do desespero
8. - Suicídios e excrementos
9. - Revistas, surras e saques
10. - Sobre um barril de pólvora
11. - Preparativos de fuga
12. - Martha debaixo de chuva
13. - A fuga
14. - Destruir um mito
15. - A caçada
16. - No pavilhão de castigo
17. - A vara de Ho Chi-Minh
18. - A primeira vitória
19. - Greve geral
20. - A importância de viver
21. - Trabalhos forçados
22. - A pedreira
23. - O irmão da fé
24. - As águas negras
25. - Assassinatos e novos planos de fuga
26. - Outra vez La Cabaña
27. - A luta contra o uniforme azul
28. - Os nus
29. - Martha detida: o nosso casamento
30. - Uma prisão nazi no Caribe
31. - As experiências biológicas e as suas primeiras vítimas
32. - A morte de Boitel
33. - Uma greve imposta
34. - Em cadeira de rodas
35. - Sim, sabem o que fazem
36. - O combinado do leste
37. - Robertico
38. - A última incomunicabilidade
39. - Rumo a Paris
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.