segunda-feira, 17 de julho de 2023

Tomar & Albufeira de Castelo de Bode - ‘VISÕES D’ÁGUA’, de Carlos Garcia - Tomar 2002 - Muito Raro;













Tomar & Albufeira de Castelo de Bode - Um extraordinário e único álbum de fotografias predominantemente subaquáticas, que divulgam a riqueza da flora e fauna das águas desta magnífica Albufeira que recebe as águas do rio Zêzere cuja nascente é na Serra da Estrela


‘VISÕES D’ÁGUA’ - ‘VISIONS OF WATER’ 
Imagens da Albufeira do Castelo do Bode 
De Carlos Garcia (texto e fotografias) 
Tradução para inglês de Paula Simões 
Edições ELO / Câmara Municipal de Tomar 
Tomar 2002 


Álbum fotográfico com 116 páginas, totalmente ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


Da badana: 
“Localizada na confluência de 7 concelhos da região centro de Portugal continental (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila de Rei), a Barragem do Castelo do Bode é a maior fonte de água para produção hidroelétrica e fornecimento doméstico do país. Construída há 60 anos, atinge uma dimensão máxima de 60 Km que se estende através de uma área de serranias e floresta.

Bem servida de acessos ferroviários e de alojamentos de qualidade (algumas estalagens, uma pousada e turismo de habitação), a Albufeira, que se insere na Região de Turismo dos Templários, têm vindo a receber mais visitantes, na sua maioria adeptos das actividades náuticas, mas que têm também à sua disposição a riqueza da história e da gastronomia locais. Quem quiser conhecer  a Barragem de uma perspectiva diferente, pode subir a bordo do ‘S. Cristóvão’, um grande barco de recreio que efectua percursos turísticos com serviço de refeições.“ 


O Autor: 
“CARLOS GARCIA nasceu em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel - Açores há meio século, mas está radicado em Portugal continental há mais de 30 anos. Mergulhador desde os 17 anos, viu-se privado do exercício regular dessa actividade ao fixar-se, em 1982, no interior do país. Para mitigar a falta de contacto com o mar (uma constante na sua vida desde a infância) descobriu que, muito perto de si, a Albufeira do Castelo do Bode, um ‘pequeno oceano’ de água doce com 60 Km de extensão, ocultava sob a superfície, um universo desconhecido. No início dos anos 90, uma casualidade leva-o a experimentar e adquirir equipamento de fotografia anfíbia, e a unir as suas 2 grandes paixões - o mergulho e a fotografia. Torna-se fotógrafo subaquático federado, é campeão nacional em 1998 e 2001, representa Portugal em competições internacionais (onde obtém classificações com destaque), escreve artigos para revistas da especialidade e inicia um ciclo de exposições e palestras imparável, divulgando o seu trabalho em cidades como Nazaré, Leiria, Figueira da Foz, Lisboa, Aveiro, Abrantes, Tomar, Torres Novas, Ponta Delgada e Espinho. Em 2001 destaca-se ainda em duas categorias, no top ten do prestigiado concurso internacional ‘50 Jurados’, da CMAS. Este livro é, pois, o resultado de longos anos de muito trabalho e afecto à Barragem do Castelo do Bode e aos infindáveis recursos. “ 



Do ÍNDICE: / CONTENTS: 

Abertura 

Trechos da Albufeira 
Biodiversidade 
Percas 
Achigãs 
Lagostins 
Medusas 
Visões d’água 

Agradecimentos 
Descrição técnica das fotografias 


Preço: 52,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.