sexta-feira, 9 de junho de 2023

Angola & Guerra do Ultramar - ‘O ENVANGELHO DA SAVANA’, de Jorge Neto de Melo - Lisboa 2007 - RARO;






Angola & Guerra do Ultramar - Uma obra que descreve com muito pormenor, a comissão de serviço militar que um Batalhão de Artelharia cumpriu nesta antiga província ultramarina portuguesa 


‘O ENVANGELHO DA SAVANA’ 
De Jorge Neto de Melo 
Edição AE - editores associados 
Lisboa 2007 


Livro com 280 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
RARO.


Da Dedicatória: 
“Dedico este livro à 3.a Companhia do BART 6322 (COTI 2), onde se viveram com intensidade profundos laços de amizade. 
Aos combatentes de todas as guerras no passado, actualmente e no futuro.
A todas as famílias que as viveram, sem nunca conhecerem. 
A todos os que morreram por elas e aos que por elas sofreram eternamente.
Que o mundo se lembre de que só a Paz glorifica a Humanidade.“ 


Da badana: 
“A guerra civil, clássica ou de guerrilha, é um instrumento dos poderes. Aparentemente o poder são os governos, mas existem outros que, parecendo comandados e frágeis, são bem ais fortes que aqueles. 

Que sobra da guerra? As vítimas a quem deram apenas duas opções. A guerra ou a prisão. Depois têm como recompensa cadeiras de rodas, próteses, alucinações e alguns perdem por completo a noção de si próprios. E os mortos? Quantas urnas foram e são cheias de pedras, por alguns poderes, a família não sabe que o corpo se perdeu algures e veneram o que não existe. E as famílias? Estarão preparadas para compreender os restos da guerra? Não! Os governos pensam neles? Não! Como sobrevivem? Morrendo aos poucos, até que a morte DEFINITIVAMENTE os alivie. Tanta mentira que a guerra esconde, salvaguardada pelo segredo, que aqueles  que ousarem desvendá-la cometem um crime de lesa Pátria. Isto passa-se em qualquer zona do globo e cada vez com mais frequência. 

Este livro é contra a guerra, pela clarificação dos menos informados e pela paz.“ 
Jorge Neto de Melo 


O Autor: 
“JORGE NETO DE MELO (Helder José Cabrita Simões Neto) nasceu a 20 de Novembro de 1951.
Em 1971 inicia a actividade literária, mas só em 1982 a torna realidade. Em 1983 filia-se no Movimento de Escritores Novos (MEN) tendo colaborado na colectânea ‘MADRUGADA’ - 3. Em 1984 participou na ‘MADRUGADA’ - 4 pelo MEN e, em edição do Autor, publicou ‘RETALHOS DO INDINITO’. Em 1987 participou na ‘ANTOLOGIA NACIONAL DA MINERVA’, em 1990 na ‘VII ANTOLOGIA DE POESIA CONTEMPORÂNEA’ de 235 autores de 40 países de Luís Filipe Soares. 
Em 1998 integra outra Antologia da Minerva bem como a Antologia aos 100 anos de Frederico Garcia Lorca, numa homenagem dos poetas portugueses. 
Em 2001 publicou ‘A COR DO SILÊNCIO’ (duas edições) e, em 2005, ‘POMAR DE PÓ E DE MAR’ editado pela Câmara Municipal de Albufeira.


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.