Portugal & Ultramar - Na sequência da II Guerra Mundial, o então governador desta colónia portuguesa da Ásia, e da invasão do território pelas forças militares japonesas e a resistência mista de portugueses, timorenses e australianos, emitiu este relatório para o governo central em Lisboa
‘RELATÓRIO DOS ACONTECIMENTOS DE TIMOR’
De Manuel de Abreu Ferreira de Carvalho
Ministério da Guerra
Edição da Imprensa Nacional
Lisboa 1947
Livro com 742 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
MUITO RARO.
D. Aleixo Corte Real, um exemplo de fidelidade e patriotismo:
“Resta-me citar os indígenas, quer chefes, quer simples habitantes da colónia, que, durante o período dos acontecimentos a que este relatório se refere, deram pelo seu procedimento para com a Pátria e para com os portugueses provas irrefutáveis da sua dedicação, da sua lealdade, do seu absoluto patriotismo.
Avulta entre eles, como estrela de primeira grandeza, o liurai de Ainaro, circunscrição do Suro, D. Aleixo Corte Real. Para esse tive já a honra de fazer uma proposta especial, relatando sucintamente o que foi a acção desse grande chefe e como se manifestou, em termos excepcionalmente vincados, o seu extraordinário patriotismo. E o Governo da Nação premiou já condignamente, com o grau de comendador da Ordem Militar de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, esse grande português.”
Manuel de Abreu Ferreira de Carvalho, in ‘Relatório dosAcontecimentos de Timor’ (1942-1945).
Preço: 97,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.