Portugal & Guerra do Ultramar - Memórias reais de um jovem Alferes mergulhado nas terras da guerra da Guiné entre os anos de 1967/68, então antiga província ultramarina portuguesa
‘DO CACÍNE AO CUMBÍJÃ (67 Guiné 68)’
De Guilherme da Costa Ganança
Edição Chiado Editora
Lisboa 2011
Livro com 344 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da contracapa:
“As acções ocorreram, realmente, no espaço e no tempo da narrativa. A acção decorre desde Outubro de 1967 a Março de 1968 e transporta um jovem de 22 anos para um ambiente repleto de incertezas, audácia e desespero, nas matas da Guiné.
São as memórias de um alferes, salpicadas de momentos de pura ficção. É o desenrolar de sentimentos e emoções.
Juventude e generosidade, medo e coragem, dor e amor, tragédia e sobrevivência misturam-se numa exótica amálgama com o bálsamo das amizades e uma inveterada cultura da auto-estima. Paisagens, ambientes e interacção com as tradições e gentes locais povoam a narrativa.
A marca do tempo, que custa tanto a passar, é mitigada com nostálgicas recordações e ilusórios propósitos de vida. Na miragem, os ‘devaneios’ adoçam-se com o carinho de uma geração generosa de ‘madrinhas de guerra’.
Gabriel despede-se da sua cidade, da sua família e dos amigos e é levado a mergulhar nas teias da guerra. Valoriza o rigor e o saber, como os melhores aliados da ‘sorte’. Os ‘tempos livres’ revelam-se marcantes para a concretização dos seus próprios desígnios.”
Guilherme da Costa Ganança
O Autor:
“GUILHERME DA COSTA GANANÇA nasceu no Funchal em 1945. O nome de família, Ganança, que se diz de origem nórdica, remonta há mais de três séculos, época em que o seu antepassado se radicou na Ponta do Sol.
Concluiu o ensino secundário no Liceu de Jaime Moniz, do Funchal. De 1969 a 1969, prestou serviço militar na Guiné e passou à disponibilidade com o posto de tenente.
Licenciou-se em Engenharia Electrónica, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, e, mais tarde, acrescentou ao currículo académico o bacharelado em engenharia civil, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Casou e radicou-se na cidade albicastrense , onde exerceu intensa actividade. Foi professor do Ensino Secundário e no Politécnico, Vereador e Director do Departamento de Desenvolvimento, Educação e Cultura, da Câmara Municipal. Foi, também, Director de Produção de uma empresa de cablagens, a ‘Cablesa’, hoje , ‘Delphi’.
Exerceu cargos políticos, a nível concelhio e distrital, mas sentiu que não era esse o seu universo e renunciou.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Agradecimentos
PREFÁCIO
Por Cristina Granada
1. - Vacina das despedidas
2. - O comboio de Santa Margarida
3. - A bordo do ‘Uíge’
4. - Companheira G3
5. - Madrinhas de Guerra
6. - Treino operacional
7. - O baptismo de fogo
8. - ‘Bolo-Rei’
9. - Rumo ao sul
10. - Do rio Cacine ao rio Cumbijã
11. - ‘Os Corsários’
12. - Ensinar em Cabedú
12. - ‘Por simpatia’
14. - Alto quilate
15. - A retirada
16. - Até sempre!…
17. - Ilha de Melo
18. - Renascer
O Autor
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.