terça-feira, 30 de maio de 2023

Angola & Poesia - ‘JACARANDÁ E MULEMBA’, de António Costa Silva e Nicolau Santos - Lisboa 2008 - RARO;








Angola & Poesia - Colectânea de poemas de dois autores angolanos, com referências à respectiva juventude e geração de amigos, entre o idealismo, a ideologia revolucionária, a utopia e a desilusão do futuro do país…onde pontifica a repressão de que foram vítimas a 27 de Maio de 1977…


‘JACARANDÁ E MULEMBA’ 
De António Costa Silva e Nicolau Santos 
Prefácio de José Sá Carneiro 
Ilustrações de Amílcar Soares 
Edição Guimarães Editores 
Lisboa 2008 


Livro com 168 páginas em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
RARO.


Da contracapa: 
“ ‘Tudo é improvável’, diz o António no poema ‘GABELA COM ABRAÇOS’. Soa como desabafo arrancado do fundo da alma: António e alguns amigos - sim, amigos, que de ‘camaradas’ tinham apenas o traço comum da utopia revolucionária - são encarcerados, em 1977, na Prisão de São Paulo de Luanda e conhecem a mais improvável de todas as experiências: a dos prisioneiros políticos num país por cujo futuro lutavam, mas ao qual, finalmente, não pertenciam (…)

Citando um verso do Nicolau, ‘Nunca ser indiferente’, que convido o leitor a ler em a ‘MINHA MUSA’. Aqui está, novamente, o poder de síntese da poesia: em três palavras resume-se o leitmotif destes amigos - o António, o Nicolau e os outros sempre presentes - que comungaram de um certo ideal para transformar a sociedade numa sociedade mais justa. Uma vontade que se desvaneceu com o tempo - como não o confessar! -, mas que deixou uma marca perene: um certo olhar sobre o mundo não indiferente.“ 
José Sá Carneiro 


Dedicatórias: 
“Ao meu pai que me abriu o mundo dos livros.” 

“Aos companheiros de Angola 
e em especial aos que ficaram pelo caminho 
o Abel, o Kassange, o Dúdú e o João Pinto Coelho.”
António Costa Silva 

“A todos os meus amigos, 
que sacrificaram una a juventude, outros a vida, 
pela nova Angola que sonhavam.” 

“À Bebé, porque é dela a ideia deste livro conjunto.” 
Nicolau Santos 


Os Autores: 
“ANTÓNIO COSTA SILVA 
Nasceu em Catabola, Angola, em 1952.
Professor universitário em Portugal, no Instituto Superior Técnico, tem uma longa carreira à frente de empresas de prospecção e exploração de petróleo e gás. 
Publicou dois livros de ficção: 
- ‘MANUEL MUHONGO, a queda do pescador’; e 
- ‘DESCONSEGUIRAM ANGOLA’.
Este é o seu primeiro livro de poesia. 

NICOLAU SANTOS 
Nasceu em Luanda, Angola, em 1954. 
Jornalista em Portugal, especializado na área da economia, tem integrado as direcções de diversos órgãos de comunicação social desde o início da década de 90. 
Publicou: 
- ‘OS CAVALOS E OS NENÚFARES’ - edição do autor; e editou o CD ‘50 Anos em 15 poemas’.
Este é o seu segundo livro de poesia. 

AMÍLCAR SOARES 
Nasceu em Luanda, Angola, em 1954.
Engenheiro de minas e professor universitário no Instituto Superior Técnico.
Dirige um centro de investigação do IST na área das Ciências da Terra e Ambiente.
Desenha e pinta, principalmente para os amigos.
Já colaborou noutros projectos com António Costa Silva e Nicolau Santos.



Do ÍNDICE: 

PREFÁCIO - Brancos de segunda, amigos 
De José Sá Carneiro 

POEMAS - António Costa Silva 
Dedicatória 
- Os Amantes; Pele nua; Corpo-poema; Migração de beijos; Carro-goiaba; Criança-chuva; Infância-chão; Juventude-morcego; Mulata; Lábios-teclas; Mana Rosa; Dongo; Quando partem; Mano Xingongo; Anharas vivas; À procura de conforto; São Paulo; Bié memória; Malange-fissuras; Morto-novo; As janelas; As mãos; A partida; Relíquia; Huambo-figura de Deus; A descoberta; Nga Teresa - 1977; Kuando-Kubango; Na minha cela; Goya na prisão de ? Paulo de Luanda (1977); A ilha de Gore; A espera; África-berço; Angola; Sílaba Angola; Demora; Cartago; Caxito possível; A perda; Congo-xosa; Beber a fronteira; Fonte-esfinge; Gabela com abraços; Huambo-aflição; Lepsis magna; Luanda mendiga; Falésia-Malange; Futuro; Paixão; Os teus cabelos loiros; Aos meus amigos (2000); País-ferida; Papagaio-sangue; Restos-jacarandá; Rostos-roídos; Aranhas diárias; Sabor brando; Despe a noite; Amor; Andaimes; Convite para uma viagem; 

POEMAS - Nicolau Santos 
Dedicatória 
- África; A criação do mundo; Alvorecer em África; Bilhete de identidade; Rebita; Mãe negra; Salvador Correia; A superfície do lago; O grande crocodilo; Os cavalos e os nenúfares; Wall Street; O enterro; Chuvas tropicais; Corre tempo; Agonia; Carta a ti, camarada; Na prisão de mais um amigo; Silêncio, poesia; O grande desafio que não houve; Mulemba; Nós os da terra; B. Leza; A minha bata branca; Enredo de amor; Amor, fala-me antes…; Sobre que lábios escrevo; O encontro do ego; Minha Musa; O amor da gente; Sombras chinesas; Amor perdido; Os meus amigos; Falando de loucura; Amanhecer; Os ratos; As senhoras que tricotam; A necrose e o tempo; A derrota; Ironia; As quatro estações; os fazedores de versos; Angola; 


Preço: 27,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.