Angola & Portugal - Uma obra - autobiográfica? - em que a autora relata a vida de uma família da zona centro do país que parte para Angola, como tantos portugueses o fizeram nos séculos XVIII e XIX
‘ENTRE O MONDEGO E CUBANGO’
De Isabel Rainha
Edição Minerva Coimbra
Coimbra 2005
Livro com 136 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da contracapa:
“(…) Um livro que termina em esperança, após um longo itinerário de fatalismo e mágoa, (personagens principais), como se ainda fosse possível mergulhar no leito do rio da felicidade. (…)
(…) expressão de um património familiar-pessoal que, por tão rigoroso, contextualizando e modelando, é também património de portugalidade, é sinal história-cultural, é quadro identificador de como se nasceu, cresceu, sofreu, riu, sonhou, viveu e morreu em Portugal.
(…) Apesar do rigor lúcido, explicativo e distanciado como observação ‘científica’ muito presente na obra, ‘ENTRE MONDEGO E CUBANGO’ repõe, sem retrocesso mas com energia anímica, a fé no que de melhor existe no ser humano, no fluir de uma progressiva caminhada salvifica e recriações de vida e luz que vai resistir.
Aposta nem comum nem fácil. Mas bela.“
Isabel Faria Albuquerque
Da badana:
“ ‘ENTRE MONDEGO E CUBANGO’ é a história de uma família da burguesia rural do distrito de Coimbra que nos anos vinte e, mais tarde, na década de cinquenta, procura em Angola a realização dos seus sonhos e a solução para os seus problemas.
Passada entre o ano de 1900 e 2000, esta obra de ficção reflecte alguns dos problemas do país ao longo do século XX. No decurso da história, vão-se sucedendo os conflitos sociais, os amores, os preconceitos, as doenças e a maneira de as tratar, que revelam o modo de encarar a vida em cada época e em dois espaços diferentes, numa pacata vila nos arredores de Coimbra e na maior colónia da República.
As personagens principais são Leonor e o filho Henrique, ambos vítimas do preconceito de uma sociedade hipócrita.
A história da família é contada por uma das filhas que se interessa pela história da avó materna quando descobre algumas cartas e diários no sótão da casa da família. Não tendo conhecido a avó, da qual pouco sabe porque todos fazem questão de a deixar envolta num conveniente mistério, é através daquele pequeno espólio que vai reconstituindo a história da família que habitou a Quinta dos Loureiros.
Juntando à história construída, as suas memórias de uma África mítica, sem minas, sem fome, a África de todos os sonhos, a filha de Henrique e Sara vai-nos retratando o Portugal do século XX.
Não pretendendo fazer juízos de valor, as relações entre as personagens e o seu modo de ver o mundo pretendem ajustar-se ao estilo de pensamento local e contemporâneo de cada acção.“
O AUTOR:
“ISABEL RAINHA, a autora de ‘ENTRE MONDEGO E CUBANGO - Nas margens da felicidade’, é natural de Soure e licenciou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra tendo exercido a sua actividade profissional como professora do Ensino Secundário.
É autora dos livros de poesia ‘O CERCO DA QUIMERA’ (1987), e ‘CANTO EM TOM MAIOR’ (2001), edição Minerva Coimbra.”
Do ÍNDICE:
NAS MARGENS DA FELICIDADE
PREFÁCIO
Por Isabel Faria Albuquerque
I
II
III
IV
V
VI
VII
VIII
IX
X
XI
XII
XIII
XIV
XV
XVI
XVII
XVIII
XIX
XX
XXI
XXII
XXIII
XXIV
XXV
XXVI
XXVII
XXVIII
XXIX
XXX
Glossário
Preço: 25,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.