quinta-feira, 9 de março de 2023

Angola & Portugal - ‘ENTRE O MONDEGO E CUBANGO’, de Isabel Rainha - Coimbra 2005 - Raro;






Angola & Portugal - Uma obra - autobiográfica? - em que a autora relata a vida de uma família da zona centro do país que parte para Angola, como tantos portugueses o fizeram nos séculos XVIII e XIX 


‘ENTRE O MONDEGO E CUBANGO’ 
De Isabel Rainha 
Edição Minerva Coimbra 
Coimbra 2005 


Livro com 136 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Da contracapa: 
“(…) Um livro que termina em esperança, após um longo itinerário de fatalismo e mágoa, (personagens principais), como se ainda fosse possível mergulhar no leito do rio da felicidade. (…) 

(…) expressão de um património familiar-pessoal que, por tão rigoroso, contextualizando e modelando, é também património de portugalidade, é sinal história-cultural, é quadro identificador de como se nasceu, cresceu, sofreu, riu, sonhou, viveu e morreu em Portugal. 

(…) Apesar do rigor lúcido, explicativo e distanciado como observação ‘científica’ muito presente na obra, ‘ENTRE MONDEGO E CUBANGO’ repõe, sem retrocesso mas com energia anímica, a fé no que de melhor existe no ser humano, no fluir de uma progressiva caminhada salvifica e recriações de vida e luz que vai resistir. 

Aposta nem comum nem fácil. Mas bela.
Isabel Faria Albuquerque 


Da badana: 
“ ‘ENTRE MONDEGO E CUBANGO’ é a história de uma família da burguesia rural do distrito de Coimbra que nos anos vinte e, mais tarde, na década de cinquenta, procura em Angola a realização dos seus sonhos e a solução para os seus problemas. 
Passada entre o ano de 1900 e 2000, esta obra de ficção reflecte alguns dos problemas do país ao longo do século XX. No decurso da história, vão-se sucedendo os conflitos sociais, os amores, os preconceitos, as doenças e a maneira de as tratar, que revelam o modo de encarar a vida em cada época e em dois espaços diferentes, numa pacata vila nos arredores de Coimbra e na maior colónia da República.
As personagens principais são Leonor e o filho Henrique, ambos vítimas do preconceito de uma sociedade hipócrita. 
A história da família é contada por uma das filhas que se interessa pela história da avó materna quando descobre algumas cartas e diários no sótão da casa da família. Não tendo conhecido a avó, da qual pouco sabe porque todos fazem questão de a deixar envolta num conveniente mistério, é através daquele pequeno espólio que vai reconstituindo a história da família que habitou a Quinta dos Loureiros. 
Juntando à história construída, as suas memórias de uma África mítica, sem minas, sem fome, a África de todos os sonhos, a filha de Henrique e Sara vai-nos retratando o Portugal do século XX. 
Não pretendendo fazer juízos de valor, as relações entre as personagens e o seu modo de ver o mundo pretendem ajustar-se ao estilo de pensamento local e contemporâneo de cada acção.


O AUTOR: 
“ISABEL RAINHA, a autora de ‘ENTRE MONDEGO E CUBANGO - Nas margens da felicidade’, é natural de Soure e licenciou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra tendo exercido a sua actividade profissional como professora do Ensino Secundário. 

É autora dos livros de poesia ‘O CERCO DA QUIMERA’ (1987), e ‘CANTO EM TOM MAIOR’ (2001), edição Minerva Coimbra.”



Do ÍNDICE: 

NAS MARGENS DA FELICIDADE 
PREFÁCIO 
Por Isabel Faria Albuquerque 

II 
III 
IV 
VI 
VII 
VIII 
IX 
XI 
XII 
XIII 
XIV 
XV 
XVI 
XVII 
XVIII 
XIX 
XX 
XXI 
XXII 
XXIII 
XXIV 
XXV 
XXVI 
XXVII 
XXVIII 
XXIX
XXX 

Glossário 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.