Guerra & Pára-quedistas - O autor escreveu diversas obras que foram best sellers da literatura de guerra, dando destaque ao empenho, profissionalismo e eficácia das diversas tropas francesas, verdadeira guarda pretoriana dos interesses franceses no mundo
‘OS CENTURIÕES’
De Jean Lartéguy
Tradução de Gina de Freitas
Edição Bertrand
Amadora 1972
Livro com 488 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
Da badana:
“JEAN LARTÉGUY (1920-2011)
Nascido em Lozère, na França, a vida de Jean Lartéguy têm decorrido entre constantes guerras e revoluções. Licenciado em História pela Universidade de Toulouse, alista-se, como voluntário no Exército francês no ano dramático de 1939. Feito prisioneiro dos alemães, evadiu-se para Espanha, conseguindo depois juntar-se às Forças Francesas Livres.
Durante sete anos serviu como oficial, após o que se dedicou ao jornalismo, tendo-se destacado como repórter de guerra. Correspondente de vários jornais franceses, testemunha ou actor de combates travados na Coreia, Palestina e Indochina, Latèrguy acumula galardões militares como a Cruz de Guerra e a Legião de Honra e prémios literários do valor do Prix Albert Londres, atribuído em 1955, e Eve Delacroix pelo seu romance ‘OS CENTURIÕES’, hoje famoso.
Neste livro é o destino heróico dos combatentes franceses da Indochina e da Argélia que o autor evoca, sugerindo o desespero das suas existências com uma rara sobriedade estilística, profundamente ligada à memória duma experiência pessoal e ao mais veemente desejo de solidariedade humana.
‘OS CENTURIÕES’ é o romance do orgulho militar, dos sacrifícios sem fé é sem causa, vividos num desejo de aventura, criminoso e inútil. Figuras de rara densidade dramática e realístico recorte surgem-nos inesquecíveis neste livro, tratadas à luz duma verdade maior que as define como filhos irrecusáveis dum século de violência.
‘Best-Seller’ do mercado editorial francês, o livro de Lartéguy constitui, assim, no tempo que nos coube, um dos testemunhos mais esclarecedores e viris sobre a condição de guerreiro jamais concebidos na literatura moderna.“
Do ÍNDICE:
I Parte
O ACAMPAMENTO N. 1
Capítulo I - A honra militar do capitão Glatigny
Capítulo II - A autocrítica do capitão Esclavier
Capítulo III - O remorso do Tenente Pinières
Capítulo IV - As porcelanas do Palácio de verão
Capítulo V - O roubo do tenente Mahmoudi
Capítulo VI - O homem vietminh
Capítulo VII - O ‘ventral’ do tenente Marindelle
Capítulo VIII - Dia, o magnífico
Capítulo IX - A praga amarela
II Parte
O CORONEL DA INDOCHINA
Capítulo I - Os gatos de Marselha
Capítulo II - Os belos edifícios de Paris
Capítulo III - Os machos do desfiladeiro de Urquiaga
III Parte
A RUA DA BOMBA
Capítulo I - Os revoltosos de Versalhes
Capítulo II - A pantera negra
Capítulo III - O salto de Leucade
Capítulo IV - Os amores de Argel
Capítulo V - O senhor Arcinade sai da sombra
Capítulo VI - A rua da bomba
Preço: 15,00€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.