sexta-feira, 31 de março de 2023

Portugal & Ultramar - ‘NORTON DE MATOS - Biografia’, de José Norton - Lisboa 2002 - Raro;




Portugal & Ultramar - Uma obra do género biográfico, da autoria de um familiar directo do personagem, cujo trajecto militar, administrador colonial e político ainda hoje não se esbateu, particularmente em Angola, antiga província ultramarina portuguesa e a fundação de Nova Lisboa, actual Huambo 


‘NORTON DE MATOS - Biografia’ 
De José Norton 
Edição Bertrand Editora 
Lisboa 2002 


Livro com 448 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


SINOPSE: 
“Esta biografia de Norton de Matos mostra-nos quem era e como sentia o homem que levou Portugal à Grande Guerra, o governador sempre recordado por Angola, o candidato que personificou o maior combate eleitoral contra Salazar e o Estado Novo.
Numa linguagem acessível, sem grandes elaborações psicológicas ou sociológicas, este livro, fruto de anos de estudo e investigação, conduz o leitor a recriar sem esforço o longo e variado percurso da vida do General (1867-1955).
Sempre perto do homem genuíno, com as suas qualidades, defeitos, angústias e alegrias, cruzam-se neste livro as fronteiras da história e do tempo, e o leitor, sem quase dar por isso percorre cento e cinquenta anos da história recente de Portugal, desde o desenlace das guerras liberais até aos acontecimentos que vieram a ditar as grandes transformações da segunda metade do século XX português.
Fugindo a especulações interpretativas, os factos são apresentados com simplicidade, num contexto pessoal e autêntico, permitindo ao leitor uma grande proximidade com esta personagem, algo esquecida, mas que sobressai como incontornável figura, não só da Democracia, como da própria história moderna de Portugal.” 


NORTON DE MATOS: 
“A vida de Norton de Matos não se esgotou com o protagonismo que teve aquando da participação de Portugal na I Guerra Mundial.
Ainda hoje, a sua administração é recordada em Angola. Foi um político de larga visão e irrepreensível sentido de Estado, e apesar de esquecido pelas correntes dominantes da esquerda, um dos mais sólidos adversários de Salazar.
Só por isso já faria sentido recordá-lo.
Mas não resta dúvida de que a sua actuação como ministro da Guerra foi um momento marcante. Amargo também. Segundo um militar daquela época, nunca houve um oficial mais odiado do que Norton de Matos «durante o período que antecedeu e acompanhou a ida de tropas para França.
A participação de Portugal na I Guerra Mundial levantou, de facto, um vendaval de paixões. Ainda hoje, passados cem anos, muitos questionarão porque fomos, como fomos e que resultados obtivemos.”


Preço: 47,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.