terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Moçambique & Guerra do Ultramar - ‘POEMAS DA GUERRA DE MIM E DE OUTREM’, de Henrique António Pedro - Lisboa 2001 - RARO;





Moçambique & Guerra do Ultramar - A experiência de guerra do autor em poemas que descrevem o período passado no norte desta antiga província ultramarina portuguesa no ano de 1973 


‘POEMAS DA GUERRA DE MIM E DE OUTREM’ 
De Henrique António Pedro 
Edição Instituto Piaget 
Lisboa 2001 


Livro com 94 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 
De muito difícil localização. 
RARO.


Da contracapa: 
“(…) mais importante que cruzar 
O mar 
É sonhar novo Império 
Outro Ultramar 
Feito História e Luso Verbo 
Abrir os olhos na neblina 
Amar o mundo novo 
Que é forçoso erguer 
Pátria sem equadores a cortar 
A Justiça 
Nem cores a estigmatizar 
As almas 
(…) “ 
(Canção de Abril a abrir) 

“HENRIQUE ANTÓNIO PEDRO nasceu em Vale Salgueiro, concelho de Mirandela (Terra Quente Transmontana), em 1947. 
Possui o curso de Artilharia da Academia Militar (Lisboa), o bacharelato em Matemáticas e a licenciatura em Engenharia Geográfica (Faculdade de Ciências de Lisboa). 
Cumpriu comissão de serviço no Norte de Moçambique (1973) e teve participação activa nos acontecimentos de Abril de 1974 e de Novembro de 1975.” 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 

- Função poética 
- Canção de Abril a abrir 
- Eu próprio me transformo e consumo 
- Estereótipo 
- De olhos postos nas estrelas 
- Obscuridade 
- Entre mim, o lago e o rio 
- Cristo maconde 
- Agora 
- Nostálgica 
- Sétimo dia 
- Drama de um dia de chuva 
- Silêncio na guerra 
- Morte e vida 
- Hino ao amor e à liberdade 
- Todos somos a um tempo bons e maus 
- Natal 
- Quimeras 
- Natal 71 
- Instante 
- Quem? 
- Tarde de tédio 
- O anjo dorme 
- Pesadelo 
- Angola, pátria Mulata 
- Reflexão 
- Dia de correio 
- Oceano confuso 
- Tantã 
- Viagem a Nangade 
- Eu e os outros 
- Drama da nossa existência 
- Último reduto 
- Grito de guerra 
- Análise poética de um certo processo mental 
- Desespero 
- Tese e antítese de mim mesmo 
- Na hora da partida 


Preço: 25,00€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.