Ultramar - As metamorfoses da administração colonial nos PALOP desde os anos 30 até ao 25 de Abril de 1974, numa autobiografia romanceada
‘DO INTERIOR DE MOÇAMBIQUE PARA PORTUGAL (Memórias)’
De Ernesto Sitefane
Edição Chiado Editora
Lisboa 2000
Livro com 188 páginas e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.
SINOPSE:
“O subtítulo deste livro caracteriza bem o seu conteúdo: ‘As metamorfoses da administração colonial nos PALOP desde os anos 30 até ao 25 de Abril de 1974, uma autobiografia romanceada’. É a história de um moçambicano, Ernesto Sitifane, nascido bem no mato que, aos treze anos, ‘é arrancado da pastorícia e das savanas por um sacerdote católico da Ordem de S. Francisco de Assis (...) conseguiu dar um voo de avatar até aos píncaros dos técnicos superiores da administração pública portuguesa por mérito próprio...’, como afirma Manuel Matsinhe no prefácio.
À medida que traça o seu percurso de vida, o autor faz apreciações da vida dos moçambicanos, do estatuto dos brancos em relação aos negros, do papel das várias Igrejas (católicas e protestantes) na promoção social das populações, da sua vida em Portugal para onde veio para servir como especialista na Força Aérea Portuguesa, em 1962, a sua incursão falhada pela vida religiosa, e, finalmente, a sua formação académica superior e o seu percurso profissional como técnico superior.
Como diz o autor, esta biografia surge ‘em obediência a uma exigência do impulso familiar e paternal que me aconselha a não deixar morrer comigo o passado que pode aproveitar aos meus filhos e – porque não? – aos netos que vier a ter, contribuindo com a narração das precárias condições em que nasci, vivi, cresci e estudei para os instigar ao trabalho que os conduza a um futuro melhor’.”
Preço: 0,00€; (Indisponível)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.