sexta-feira, 21 de outubro de 2022

África & Marxismo - 'SOCIALISMO AFRICANO', de Eduardo dos Santos - Lisboa 1971 - MUITO RARO;





África & Marxismo - Em plena guerra-fria e quando o movimento revolucionário e marxista africano estava em crescendo


'SOCIALISMO AFRICANO'
De Eduardo dos Santos 
Publicações Europa-América 
Lisboa 1971


Livro com 256 páginas e em bom estado de conservação. Nota para diversas páginas com sublinhados.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.


Ensaio escrito por um dos maiores especialistas portugueses de assuntos africanos com uma vasta bibliografia dedicada às mais variadas vertentes desta temática. E anos antes da descolonização dos territórios do Ultramar português e da adopção do socialismo por parte do MPLA, PAIGC e FRELIMO após as independências de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique, em 1975.


Da contracapa: 
“O autor, EDUARDO DOS SANTOS, é licenciado pelo Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina e membro da Junta de Investigação do Ultramar. O seu nome assina cerca de duas dezenas de obras que, distinguidas com vários prémios, lhe trouxeram grande notoriedade no domínio do tipo de investigação a que se dedica. 
‘SOCIALISMO AFRICANO’, que ora se traz ao conhecimento público, é uma obra que suscita, não uma adesão passiva do leitor, mas, pelo contrário, a controvérsia, a leitura activa de livre exame e análise responsável, por um lado, concitando os axiomas da ‘opinião’ estratificada e pseudamente patriótica, por outro, procurando definir, históriográficamente, a encruzilhada ideológica do nacionalismo africano. 
‘(…) em relação ao socialismo, capitalismo e neocolonialismo, podem dividir-se em três grupos os dirigentes africanos, segundo o Dr. Kouyaté: os que se reclamam publicamente do socialismo mas comprometem os seus países com o neocolonialismo, os que adoptam sinceramente a via socialista e aqueles que implicitamente optam pelo socialismo e pelo neocolonialismo.’ 
Nesta síntese, forçosamente esquemática, se dão as linhas de força e de contradição em que a África se debate e, simultaneamente, define o seu futuro. Tentando uma abordagem de cúpula superestrutural, o autor julga vislumbrar um tipo de socialismo que, independente nos domínios ideológico, político e económico, obviava à crise estrutural e axiológica do continente africano.“ 



Do ÍNDICE: 

Nota prévia 
INTRODUÇÃO: 
‘Socialismo africano’ e socialismo em África 
Nomes e conceitos do ‘socialismo africano’

- SOCIALISMO NEGRO-AFRICANO
- SOCIALISMO ÁRABE
- ‘A VANGUARDA REVOLUCIONÁRIA’ EM ÁFRICA E O ‘SOCIALISMO AFRICANO’
- ‘SOCIALISMO AFRICANO’ E SOVIETISMO 

CONCLUSÃO 
Bibliografia 


Preço: 42,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.