segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Angola & Comunicação Social - ‘DEBAIXO DE FOGO - Memórias e emoções de um repórter de guerra’, de Paulo Camacho - Lisboa 2012;




 






Angola & Comunicação Social - O autor, jornalista da imprensa, televisão e rádio, relata neste livro algumas das suas mais difíceis reportagens de guerra nos conflitos internacionais que acompanhou na sua longa carreira 


‘DEBAIXO DE FOGO - Memórias e emoções de um repórter de guerra’ 
De Paulo Camacho 
Edição Oficina do Livro 
Lisboa 2012


Livro com 270 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente. 


Da contracapa: 
“Vi milhares de crianças em sofrimento. A minha defesa sempre foi não individualizar a singularidade de cada purgatório. Mas no extremo sul de Angola, um miúdo de 5 ou 6 anos agarrou-se com toda a força à minha perna pedindo-me, insistentemente e a soluçar, para o levar comigo. O desespero daquela criança, que preferia fugir com um estranho a ficar naquela terra morta, persegue-me até hoje.” 

“Na altura, não me foquei no verdadeiro sentido daqueles testemunhos. O importante era garantir que as câmaras registavam cada instante. 
Só depois, no silêncio pesado que encheu o jipe na picada, pensei no que os anos a testemunhar o lado mais negro da humanidade não teriam roubado de mim.“ 

“Nos primeiros dias de guerra, as viagens por Bagdade foram a experiência mis parecida com uma trip de ácido que alguma vez terei. 
O céu estava oculto por um manto de fumo negro, mergulhando a cidade numa luz fantasmagórica.
O carro percorria a alta velocidade as ruas onde mais ninguém circulava. Era fácil sentirmo-nos donos da enorme metrópole deserta.” 

“Os tímpanos pareceram rebentar com a força da explosão, o ar fugia-lhe dos pulmões, o coração ameaçava parar, os olhos cegavam. O céu começou a cair-lhe em cima. Cheirou pólvora, sangue, sentiu metal quente, óleo e pedaços de coisas moles e húmidas que presumiu serem partes de corpos.” 


Da badana: 
“Em quase trinta anos de jornalismo, Paulo Camacho fez a cobertura de alguns acontecimentos internacionais mais importantes desse período e esteve em numerosos cenários de guerra ao serviço da SIC, do EXPRESSO ou da BBC. Embora a sua cara seja mais conhecida por ter sido pivô, sempre preferiu  o jornalismo no terreno aos estúdios de televisão. Neste livro, revela-nos as suas experiências mais difíceis enquanto repórter de guerra e conta como foi sobrevivendo a trabalhando em situações extremas, quando a morte andava por perto e ele procurava manter-se fiel ao lema, altamente discutível, de que ‘as coisas más só acontecem aos outros’. 

Com um registo pessoal leve, que contrasta com a hostilidade dos ambientes aqui descritos, ‘DEBAIXO DE FOGO’ leva-nos dos bombardeamentos a Bagdade (em 1991 e 2003) à brutal guerra civil de Angola (onde o autor voltou várias vezes); da devastação infligida ao Líbano pela aviação israelita aos choques entre facções na África do Sul pós-Apartheid  (onde escapou por um triz a uma bala perdida); do caso da Somália dominada pelos senhores da guerra à violência que varreu as ruas de Timor antes da independência ou, ainda, à queda de um dos mais lendários ditadores africanos: Mobutu.

‘DEBAIXO DE FOGO’ é uma viagem atribulada pela História recente do mundo e um testemunho de quem observou o inferno de muito perto.“ 


O AUTOR: 
“PAULO CAMACHO nasceu no Funchal em 1959. Casado, tem dois filhos e um neto. Abandonou a licenciatura em Direito e começou a trabalhar nos jornais, aos 20 anos. Depois de passagens por ‘A CAPITAL’, ‘TEMPO’, ‘A TARDE’, ‘Rádio Comercial’ e RTP, foi contratado pela BBC. Durante os cinco anos que viveu em Londres, foi correspondente da Agência ANOP, da ‘Rádio Renascença’ e do ‘EXPRESSO’, em cujos quadros entrou no regresso a Portugal. Foi co-fundador da SIC, onde permaneceu até 2007, tendo exercido funções de coordenador de informação, editor de internacional e apresentador de jornais. É actualmente director de comunicação da ZON Multimedia.
‘DEBAIXO DE FOGO’ é o seu primeiro livro.“ 



Do ÍNDICE: 

Dedicatória 
PREFÁCIO 
INTRODUÇÃO 
Por Ricardo Costa 

I - Zimbabwe / Congo 
- O país que mudava de nome 
II - BBC 
- A Etiópia na televisão 
III - Angola 
- À beira da morte 
IV - Leste 
- Quando o povo saiu à rua 
V - África do Sul 
- “Morte ao branco!” 
VI - Diplomatas 
- O senhor embaixador não está disponível 
VII - Iraque 
- O lugar mais próximo do inferno 
VIII - Somália 
- Terra sem lei 
IX - Repórteres 
- Rivais e aliados 
X - Timor-Leste 
- A fúria das milícias 
XI - Moçambique 
- Fantasmas do passado 
XII - Líbano 
- A praia das colunas de fumo


Preço: 22,50€; 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.