sexta-feira, 10 de junho de 2022

Angola & Literatura - ‘NELSON ARAGÃO’, de Hendrik Vaal Neto - Lisboa 2014 - Muito Raro;





Angola & Literatura - Uma obra do político com uma longa carreira antes e após a independência, baseado em factos reais 


‘NELSON ARAGÃO’ 
De Hendrik Vaal Neto 
Chiado Editores 
Lisboa 2014 


Livro com 202 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Muito Raro.


O AUTOR: 
Hendrik Vaal Neto nasceu na cidade da Gabela, a 22 de Novembro de 1944. Filho de funcionário público, colocado em várias localidades no interior do território ao longo da sua carreira desde os anos 30, Hendrik Vaal Neto teve a possibilidade de percorrer Angola em toda a sua imensidão, convivendo com a realidade colonial e solidarizando-se com as pessoas mais sofridas. Mas o aprofundamento dessa coabitação com as populações deu-se, sobretudo, durante a luta de libertação nacional, na qual participou a vários níveis, tanto no interior como no exterior do país.  

Estudou em Caconda , Ambriz, Huambo, Benguela e Luanda. Participou em vários seminários políticos na Suíça, Zâmbia e nos Estados Unidos.

Depois de 15 Anos de Idade, dedicou toda a sua vida á luta de libertação. Conviveu com ele nas matas e, durante treze anos, percorreu mais de Oitenta países do mundo para defender a sua causa.

Em 1963, foi perseguido pela PIDE, juntou-se aos guerrilheiros da FNLA no norte de Angola e com eles seguiu para a República Democrática do Congo, onde frequentou com sucesso o Institut National D’Études Polítiques.

Foi destacado dirigente da FNLA, movimento de libertação dirigido por Holden Roberto, tendo desempenhado funções no âmbito das relações externas do movimento antes e depois da independência ocorrida a 11 de Novembro de 1975. No período da descolonização, após o Acordo do Alvor em Janeiro de 1975 (FNLA, MPLA, UNITA e Portugal), foi indicado pelo seu movimento para a Secretaria de Estado da Informação do Governo de Transição. Durante a guerra civil, viveu em Lisboa até 1981 e posteriormente foi para os EUA.

Nos anos noventa, no âmbito de uma amnistia decretada pelo Presidente José Eduardo dos Santos, regressou a Angola e mais tarde aderiu ao MPLA. Foi nomeado pelo Presidente, Ministro da Comunicação Social do Governo angolano, a 1 de Junho de 1999. Após as funções de embaixador no Egito, Jordânia, Síria, Irão, Iraque, Iémen, Omã e Líbano até Setembro de 2011, foi representar Angola como embaixador no Zimbabwe.


OBRAS DO AUTOR: 
- ‘GAMAL’ - memórias do autor; 
- ‘VAGUEANDO’ - colectânea de poemas e provérbios angolanos em línguas nacionais; 
- ‘ROQUE’ - romance de um mercado de Luanda; 
- ‘ESTIGMAS SAGRADOS’ - textos sobre a luta de libertação; 
- ‘FLOR DE CACTOS’ - poemário; 
- ‘MAKALA’ - romance; 
- ‘FRAGMENTOS: PEDAÇOS DE UMA VIDA EM PROSA’ - Contos; 
- ‘NELSON ARAGÃO’ - Memórias e contos, baseados em factos reais; 


Preço:   0,00€; (Indisponível) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.