África & Revolução - A situação na Rodhesia / Zimbabwe entre a queda do regime minoritário de Ian Smith e a subida ao poder da Frente Patriótica FP (ZANU / ZAPU) de Robert Mugabe e Joshua Nkomo
‘ZIMBABWE - A QUESTÃO RODESIANA’
AAVV -
Introdução de Robert Mugabe
Universidade Eduardo Mondlane
Centro de Estudos Africanos
Edição do Instituto Nacional do Livro e do Disco
Maputo 1979
Livro com 126 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito difícil localização.
Muito Raro.
Da INTRODUÇÃO:
“Neste Relatório tentámos analisar as estruturas económicas coloniais da Rodésia com o objectivo explícito de distinguir as diferentes classes sociais e facções de classe que emergiram daquela base colonial. O Relatório centra-se principalmente na questão da determinação das classes sociais em relação às estruturas económicas do território, mas tentámos também, tanto quanto nos foi permitido pelas limitadas informações de que dispúnhamos, identificar as prováveis posições de classe que as classes e as facções de classe podem tomar na presente fase da luta de classes no Zimbabwe.
É por esta razão que, após uma introdução geral que oferece um amplo esboço dos principais. desenvolvimentos económicos da Rodésia, concentrámos a nossa análise em cinco questões que, na nossa opinião, assumirão, provavelmente, importância crucial no prosseguimento da luta. Estas questões são as seguintes:
1. A importância dos investimentos imperialistas na Rodésia e a estratégia a ser seguida pelo imperialismo de forma a prosseguir os seus interesses.
2. A questão da terra, com especial referência para a Lei da Propriedade da terra e o pedido de rejeição da mesma por parte do movimento nacionalista.
3. A dimensão, a composição é o carácter da classe operária e algumas inferências sobre o papel classe no caso de um governo de transição.
4. A questão da pequena-burguesia africana, actual e potencial, e as diferentes facções da mesma.
5. A questão da população constituída por colo, as tendências dentro da mesma.
É nossa esperança que este Relatório o pequena contribuição para o avanço da luta no Zimbabwe.”
Aquino de Bragança; Luís de Brito; Maria Eulátia de Brit; Kurt Madormr; Martha Madorin; Barny Munslow; António Pacheco; David Wield; Marc Wuyts;
Preço: 0,00€; (Indisponível)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.