'CRUZEI-ME COM A HISTÓRIA'
(Autobiografia)
De Samuel Chiwale
Sextante editora
Lisboa 2008
Livro com 310 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Novo. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO RARO.
É uma interessante e histórica biografia do general Samuel chiwale, que se confunda com a história da UNITA e de Angola moderna, sendo um manancial de informações sobre todas esta temáticas.
Editado na senda de outros livros sobre as personalidades ligadas à oposição ao regime angolano do MPLA, este é porventura um dos livros mais importantes de um destacado membro e fundador da UNITA, onde durante décadas foi o braço militar do seu líder carismático, Jonas Savimbi.
Para se conhecer Angola, a guerra colonial, descolonização e guerra civil, além da história da UNITA, é obrigatório ler e analisar esta obra.
O AUTOR:
“SAMUEL CHIWALE faz parte da geração que sonhou uma Angola independente. Um sonho nascido não de qualquer vontade intelectual mas da reacção à injustiça diária que atingia familiares e amigos. Um sonho que o leva a cruzar países como a Namíbia, Zâmbia, Tanzânia, Egipto, China, preparando-se política e militarmente para uma luta de dezenas de anos, pela independência, liberdade e democracia em Angola.
Este percurso leva-o a conhecer e a privar com homens como Jonas Savimbi, Holden Roberto, Agostinho Neto, Daniel Chipenda, Eduardo Mondlane, Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, Sam Nujoma, Hifikepunye Pohamba, Kenneth Kaunda, Toyvo ya Toyvo, e tantos outros. Mas são os milhares de angolanos, com que luta e caminha, que o motivam. Político, membro da juventude da SWAPO, recruta na China, guerrilheiro, comandante geral dos exércitos da UNITA durante anos, despromovido a soldado, general de novo, político e lutador pela liberdade sempre. Samuel Chiwale tornou-se um símbolo no seu país, Angola.
Samuel Chiwale é conhecido por cultivar um estilo reservado e calmo. Neste livro autobiográfico, dá-nos a conhecer parte da sua vida, da sua luta e a razão por que é hoje uma das figuras mais respeitadas no panorama político angolano, não pelos lugares que ocupa mas por ser considerado pelos seus pares, de todos os partidos políticos, como um dos fundadores da nação e uma das suas reservas morais.“
Do ÍNDICE:
Dedicatória
Agradecimento
I - Uma infância entre dois rios
II - A grande decisão
III - Sudoeste Africano
IV - Encontro com o ‘Internacionalista’
V - Nanquim
VI - Penetração no interior
VII - A fundação da UNITA (I Congresso do Partido)
VIII - Crise profunda: prisão e exílio de Jonas Savimbi
IX - Em combate lado a lado com a SWAPO
X - A grande traição
XI - Os madeireiros: pretexto para a sua ‘diabolização’
XII - Um gesto solidário
XIII - Horror no Leste e uma luz no fundo do túnel
XIV - Advento da independência e do acirrar de ódio entre os movimentos de libertação nacional
XV - Perseguição implacável: I - A longa marcha
XVI - Nasce a Jamba
XVII - Tempos sombrios: lutas internas no seio do Partido
XVIII - Democracia multipartidária, fraude e guerra nas cidades
XIX - Perseguição implacável: II - Adeus, Camarada Presidente!
Algumas reflexões
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.