sábado, 19 de junho de 2021

Portugal & Literatura - ‘REVOLTA DO SANGUE’, de Francisco Costa - Lisboa 1946 - Raro;





Portugal & Literatura - Um autor nas letras portuguesas bem recebido na crítica e entre os seus congéneres 


‘REVOLTA DO SANGUE’ 
De Francisco Costa 
Edição Parceria A. M. Pereira 
Lisboa 1946 


Livro com 488 páginas e em muito bom estado de conservação. Excelente. 
De muito difícil localização. 
Raro.


Sinopse:
“Em ‘REVOLTA DE SANGUE’, Francisco Costa, o romancista utiliza o seu processo de chamar a primeiro plano uma figura apenas secundária.

É assim que José Manuel, o seminarista falhado, se converte no protagonista deste livro. E a vida brota, devido ao desencadear das paixões. Do confronto de caracteres tão diferenciados como José Manuel, Maria Luísa, Pedro Augusto e até o ‘tio Tova’,o nosso velho conhecido, resulta a acção, em que o bem e o mal se misturam, como na vida.” 


O AUTOR: 
“FRANCISCO COSTA (1900-1988) é um escritor genuinamente sintrense. Foi muitos anos contabilista na Adega Regional de Colares e, em 1939 transitou para a Câmara Municipal de Sintra, onde fundou a Biblioteca e o Arquivo Municipal, no Palácio Valenças.

Em 1925, publica ‘Verbo Austero’, que colhe os favores de Fidelino de Figueiredo, crítico literário classicista, e de Fernando Pessoa, que lhe pede alguns poemas para a sua revista Athena. Neste livro, é publicado o soneto ‘Cruz Alta’, inscrito no cume da Serra da Sintra.

Abandonando a poesia (a que apenas regressará em 1987, em ‘Última Colheita’, dedica-se ao romance, publicando a primeira trilogia na década de 40: ‘A Garça e a Serpente’ (1943), ‘Primavera Cinzenta’ (1944) e ‘Revolta do Sangue’ (1946). A ‘Garça e a Serpente’ foi galardoado com o Prémio Literário Eça de Queirós. 

Em 1949 recebe o prémio literário Ricardo Malheiros da Academia das Ciências de Lisboa.

Na década de 50 publica a segunda trilogia, a que dá o título geral de ‘Em Busca do Amor Perdido’: ‘Acorde Imperfeito’ (1954), ‘Nocturno Agitado’ (1955) e ‘Cântico em Tom Maior’ (1955). Em 1964, publica o romance ‘Escândalo na Vila’ e em 1973 ‘Promontório Agreste’.”



Do ÍNDICE: 

NOTA PRÉVIA 

Primeira Parte
II 
III 
IV 
VI 

Segunda Parte 
II 

III 
IV 
VI 
Final 


Preço: 15,00€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.