África & Descolonização - Um relato que vai desde a guerra contra os movimentos angolanos de libertação e a descolonização, com testemunhos do próprio autor, um elemento dos Comandos portugueses e a sua retirada para o Brasil numa primeira fase e depois para Portugal
‘ANGOLA 1975 - Testemunho de uma tragédia’
De José Manuel Coelho
Editora Âncora
Lisboa 2012
Livro com 264 páginas, ilustrado e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
RARO.
Da contracapa:
“Para a história de Angola ficarão os nomes de portugueses que ali deixaram uma obra grandiosa e duradoura, homens e mulheres que, com honra e nobreza de carácter, construíram uma verdadeira nação. Foram também eles que, ao longo dos tempos, juntaram povos e etnias diferentes, fazendo de Angola uma Nação de incalculáveis potencialidades, que construíram as belas infra-estruturas, com todas as condições de cidades modernas.
O incomensurável esforço de milhares de homens e de mulheres que, nas condições mais precárias, durante séculos deram o que tinham de melhor em amor ao próximo, humanismo e espírito de missão, para arrancarem das trevas, do obscurantismo e da ignorância, muitos milhões de habitantes que hoje possuem o direito à cidadania angolana, permanecerá para sempre na cultura do povo angolano como a sua maior riqueza.
‘ANGOLA 1975 - Testemunho de uma tragédia’, é o testemunho intenso de um período conturbado da vida portuguesa em Angola vivido e sentido pelo autor, e também uma homenagem a uma geração de portugueses extremamente sacrificada, que teve vida alterada ou desfeita sem decisão própria.“
O AUTOR:
“JOSÉ MANUEL COELHO nasceu em Peredo, Macedo de Cavaleiros, em 1947.
Durante os anos de 1964 a 1975, viveu em Angola, onde o pai se encontrava desde 1962, na condição de colono. Ali prestou serviço militar obrigatório, integrando uma Companhia de Comandos.
Os percursos académico e profissional fizeram-se paralelamente.
As convulsões sociais e políticas e o agravamento da situação de guerra civil vividos em 1975, em Angola, fizeram-no dar um novo rumo à sua vida. Já casado e com dois filhos decidiu-se pelo Brasil, onde continuou e desenvolveu a sua carreira profissional na actividade seguradora. Em 1981 foi convidado a integrar o grupo de uma seguradora multinacional de grande dimensão e prestígio. Um ano depois regressou a Portugal para assumir a Direcção comercial da referida seguradora, situação que manteve até 1993. Desempenhou as funções de Administrador-Delegado, até 2007.
É actualmente presidente do Conselho de Administração da Zurich - Companhia de Seguros de Vida SA.“
Do ÍNDICE:
PREFÁCIO
Agradecimentos
INTRÓITO
- A aldeia
- A viagem para Angola
- Luanda e a viagem até à Cela
- A fazenda do Cauaca
- O regresso à Luanda
- O serviço militar nos Comandos
- O período de instrução no CIC
- O adeus às armas
- O regresso à vida civil
- O livro de Spínola
- O 25 de Abril em Angola
- Rui procura um ex-camarada
- O convite para integrar a FRA
- Transferência para o Lobito
- O Acordo do Alvor
- A situação agrava-se
- As responsabilidades de Salazar e Caetano
- Recordações de uma caçada
- O Brasil como tábua de salvação
- A fuga do Lobito
- Últimos dias em Luanda
- A chegada ao Rio de Janeiro
- Quando eu aí chegar
Preço: 47,50€;
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.