segunda-feira, 30 de novembro de 2020

África & Corrupção - ‘BURLA EM ANGOLA - BURLA EM PORTUGAL’, de Susana Ferrador - Lisboa 2018;

 



África & Corrupção - 


‘BURLA EM ANGOLA - BURLA EM PORTUGAL’

De  Susana Ferrador  

Edição Guerra & Paz 

Lisboa 2018 


Livro com 264 páginas e ilustrado com a reprodução de inúmeros documentos, em muito bom estado de de conservação. Como novo. Excelente. 


Da contracapa: 

“ ‘BURLA EM ANGOLA - BURLA EM PORTUGAL’ é uma história verídica. Em 1996, um modesto empresário português recebe uma encomenda das Forças Armadas de Angola. Em boa fé, investe e envia, a crédito, tudo o que é pedido pelas FAA e vai a Luanda receber. O que pensava ser um negócio normal converte-se, então, num pesadelo brutal. 

A jornalista Susana Ferrador investigou este caso, que começa em Angola e se estende a Portugal. Em Angola, o esquema de corrupção é tão flagrante que provoca a reacção revoltada e impotente de alguns agentes da justiça militar. Mas o pequeno empresário é uma formiga em luta com um elefante:  tem a vida desfeita e a empresa arruinada. 

Recorre à diplomacia e à justiça portuguesas. É difícil dizer o que é pior, se o espectáculo da subserviência e da inoperância da nossa diplomacia, se o cortejo de clamorosas falhas da nossa justiça. 

Burlado primeiro em Angola, Manuel Lapas, o empresário português, é burlado também em Portugal. A raiva da injustiça dá-lhe forças para uma luta de 16 anos. Conseguirá a formiga derrubar os elefantes angolanos e portugueses?

Este é um livro que nos ajuda a compreender muitas coisas:  as teias de corrupção e a permissividade, que, durante anos, se cruzaram nas esferas do poder dos dois países.“ 


A AUTORA: 

“SUSANA FERRADOR é jornalista, nasceu em 1987 e é natural de Baião. Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, na Universidade do Porto, é licenciada em cinema pela Universidade da Beira Interior, pós-graduada e mestre em Jornalismo, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Presta serviços para várias empresas de media em Portugal. É também ghost-writer e guionista de programas de televisão, filmes e peças de teatro.

É formadora de comunicação.

‘BURLA EM ANGOLA - BURLA EM PORTUGAL’ é o seu segundo livro, depois de ‘LEVARAM-ME’ em 2010.”


Do livro: 

“Surpreendentemente, num ápice, disse-nos que a Filapor não havia vendido nada às FAA. Proferindo isto com toda a calma do mundo, enquanto girava a sua cadeira de pele e apagava o charuto num cinzeiro sujo e velho. Julguei não ter ouvido bem e, por isso, repeti o que julguei ouvir, na esperança de que ele me dissesse que eu percebera mal. 

- Desculpe, Sr. Tenente-General, julguei ter ouvido da boca de V. Excelência que a Filipor não vendeu nada às FAA? 

- Sim, ouviu muito bem. Que Deus lhe conserve esses ouvidos - respondeu em tom calmo. 

Não sei como não fui fulminado por um ataque cardíaco. Aguentei-me e pedi-lhe que repetisse de novo, tal era a minha incredulidade. Repetiu, acrescentando um pormenor desconhecido: 

- A Filipor não vendeu nada às FAA, mas sim ao camarada Kamgamba. 

- A quem? - Perguntei eu, sem resistir.

- Ao Bento Kamgamba. Foi ele quem lhe fez a encomenda. Portanto, que tenho eu a ver com isso? - diz o chefe, extremamente sério. 

O ministério nada fez. 

- Escrevem-me a dizer que me vão transferir 573,011,92 euros e de repente um sujeito em Portugal, com acesso ao dinheiro, só me quer entregar 329,877,73 euros? Além do meu infortúnio, ainda tenho de suportar outra burla. Ainda por cima no meu país e levada a cabo por um português. Só me faltava esta! - desabafava eu com Manuel Maximino. 

Sempre sem qualquer resposta do antigo bastonário, rapidamente percebi que ele andaria a tramar alguma coisa e que não era boa. Pus-me à cautela.“



Do ÍNDICE: 

Agradecimentos 

Advertência 

Nota da autora 

Capítulo 1. - Imaginação (1995) 

Capítulo 2. - Exportação para as Forças ArmadasAngolanas (1996) 

Capítulo 3. - A burla (1996) 

Capítulo 4. - Kamgamba 

Capítulo 5. - Morrer ao nascer (1996) 

Capítulo 6. - Depoimento (1997) 

Capítulo 7. - Acusação (1998) 

Capítulo 8. - Julgamento (2000) 

Capítulo 9. - Primeira deslocação a Luanda após o julgamento (2001) 

Capítulo 10. - O Juiz Presidente (2001) 

Capítulo 11. - À revelia da Lei Constitucional (2001) 

Capítulo 12. - Recurso extraordinário (2001) 

Capítulo 13. - A última ida a Luanda (2002) 

Capítulo 14. - Um regresso duro (2003) 

Capítulo 15. - Organismos e personalidades envolvidas 

Capítulo 16. - A primeira acção na justiça portuguesa (2003) 

Capítulo 17. - A resposta de Angola (2003) 

Capítulo 18. - Uma surpresa vinda de Angola 

Capítulo 19. - Rufino Pinho e Gracinda Dias Ferreira (2004) 

Capítulo 20. - O acordo 

Capítulo 21. - A chegada do dinheiro 

Capítulo 22. - As respostas da juíza 

Capítulo 23. - O julgamento 

Capítulo 24. - A sentença 

Capítulo 25. - Manuel Maximino e Paulo Pimenta 

Capítulo 26. - Os recursos 

Capítulo 27. - Participações disciplinares e queixas-crime contra advogados 

Capítulo 28. - As queixas-crime contra os juizes e o Ministério Público 

Capítulo 29. - Procuradoria-Geral da República 

Capítulo 30. - Augusto Lopes Cardoso 

Capítulo 31. - Caça ao homem 

Capítulo 32. - O desespero 

Capítulo 33. - Queixas crime contra mim 

Capítulo 34. - Perícias médico-forenses 

Capítulo 35. - Julgamentos e desistências de queixas 

Capítulo 36. - Uma vida consumida na defesa de uma causa 

Capítulo 37. - A segunda acção na justiça portuguesa 

Capítulo 38. - O início da queda 

Capítulo 39. - Condenação da República de Angola 

Capítulo 40. - O declínio de Augusto Lopes Cardoso 

Capítulo 41. - O golpe de misericórdia 

Capítulo 42. - O mistério do desfecho final 

Documentos 

Fontes


Preço: 27,50€;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.