quinta-feira, 25 de junho de 2020
Moçambique - História & Fotografia - 'LOURENÇO MARQUES, XILUNGUÍNE - Biografia da cidade', de Alexandre Lobato - Lisboa 1970 - MUITO RARO;
Moçambique - História & Fotografia - A mais importante obra sobre a capital desta antiga provincia colonial portuguesa até 1975, da autoria do maior especialista da sua biografia
'LOURENÇO MARQUES, XILUNGUÍNE - Biografia da cidade'
De Alexandre Lobato
Edição da Agência-Geral do Ultramar
Lisboa 1970
Livro de capas duras, sobrecapa, com 310 páginas, muito ilustrado (215 fotografias a P/B, 10 a cores e 12 mapas) e em muito bom estado de conservação. Excelente.
De muito, muito difícil localização.
MUITO, MUITO RARO.
Do POSFÁCIO:
"Este livro é um estudo em que se pretende dar uma explicação humana e realista da formação da cidade de Lourenço Marques, através de panoramas essenciais da sua vida social, económica e política, nos diversos tempos.
Não é portanto uma história de Lourenço Marques, nem um documentário urbanístico. É um livro de tese, numa síntese de perspectivas estruturais, que se procurou manter vivo através de uma ilustração necessáriamente densa, por vezes minuciosa.
O processo é o dos esquemas da vida corrente nos enquadramentos de cada época, portanto nos quadros psicológicos.
Claro que muita coisa importante ficou de fora, e muito pormenor de interesse não figura. Mas crê-se que o essencial não falta para que se compreenda porque é que a cidade explodiu para fora do Presídio, e é o que é hoje.
Houve então que parar nesse momento e cindir o estudo global em dois, para não ficar o volume desmedidamente grande. Foi por isso que se reservou para outro tomo a expansão Sá cidade pela encosta para o planalto, e a conquista dos pântanos. E para outro estudo a exposição do que foi nesse tempo, a vida quotidiana no Presídio e na vila, complemento necessário.
Mas convém já dizer que o volume de dados colhidos não permitiu mais do que a sua exposição numa linha de simples relance e de aspectos globais e relevantes. Assim, estava no plano original dar, nos enquadramentos focados, os problemas e os factos da vida corrente, mas só isso por si é uma gesta, é uma história, que vale a pena tentar contar com mais vagar num estudo especialmente destinado ao tema.
Não esconderei, também, que poucos trabalhos me têm dado tanto que fazer e que pensar como este que hoje apresento, pela consciência das lacunas na síntese forçosa, pela dificuldade da selecção numa icnógrafia abundante e com problemas, e pela complexidade e implicância de certos aspectos e pormenores duma vida colectiva em marcha.
Resta-me uma palavra de reconhecido agradecimento a quantos contribuíram para que este livro fosse possível. Na parte icnógrafica foi essa colaboração muito importante, pelo que me apraz consignar nos textos a contribuição tão generosamente dada por cada pessoa, ou por cada instituição.
No fundo, e verdadeiramente, este trabalho é apenas um esboço com lacunas, deficiências ou erros. Agradeço, pois, desde já todos os esclarecimentos, correcções e aditamentos que pessoas melhor informações mandas queiram dirigir-me."
Alexandre Lobato
Do ÍNDICE:
PRIMEIRO ENCONTRO COM A CIDADE
PRAÇA SETE DE MARÇO, A GERATRIZ
PEQUENA VIAGEM PELA HISTÓRIA NA FORTALEZA DE NOSSA SENHORA PADROEIRA
VOLTA PELO ANTIGO ARRABALDE
O ROMANCE DA CIDADE VELHA:
- A Rua Araújo na antiga Rua dos Mercadores e das Feitorias
- A Europa em África, na Consiglieri Pedroso do começo do século
- A Índia na Rua da Gávea
- Outra história do Presídio, dum terraço sobre os últimos séculos
- Passeio pela Avenida da República, na demolida linha de defesa
Apêndice:
Lourenço Marques em 1895, num panorama de António Enes
POSFÁCIO
De Alexandre Lobato
Preço: 225,00€;
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.