quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Angola & Literatura - 'QUEM ME DERA SER ONDA', de Manuel Rui - Lisboa 1991;



Angola & Literatura - O quotidiano dos angolanos e luandenses relatado por um dos escritores mais consagrados no país independente


'QUEM ME DERA SER ONDA'
De Manuel Rui
Edição Cotovia
Lisboa 1991


Livro com 80 páginas e em muito bom estado de conservação. Como novo. Excelente.
De muito difícil localização.
Raro.


Da badana:
" 'CARNAVAL DA VITÓRIA' era um dos seres vivos que mais benefícios haviam tirado com M a revolução. Nascido de uma ninhada de sete, sobrevivera na subdesenvolvida chafurda da beira-mar da Corimba. Aí se habituara às dietas mais improvisadas, cuja base fundamental eram as espinhas de peixe.

Nas confusões da areia, cedo ele e seus irmãos se libertaram da tutela maternal. Metiam focinho em tudo. Roupa que estava a secar, biquínis de banhistas nocturnas. E mesmo panelas prontas de comida quente eles entornavam e, se vinham as proprietárias vergastá-los com ramos de palmeiras, eles corriam noutra confusão. Ninhada que ficou precoce porque a mãe, no lhes ensinar travessias de asfalto da Corimba, fez um acidente de trânsito com um batedor cê-pê-pê-à motorizado. Morreu ela e o polícia. O dono não se apresentou como responsável da porca, e cuidou-se em preservar semiclandestinamente a ninhada. Porém, na semana seguinte, dos outros cinco irmãos de 'carnaval da vitória', três foram varridos num comba e dois foram de oferta ao cabo-de-mar que facilitava na vida do pescador dono dos porcos. Para preservação da espécie, a irmã de 'carnaval da vitória' foi conservada numa pequena pocilga de improvisação.

'Carnaval da vitória' valeu uma transferência de cinco grades 'Cuca' vasilhame fora."




Preço: 17,50;

Sem comentários:

Enviar um comentário

APÓS A SUA MENSAGEM INDIQUE O SEU E-MAIL E CONTACTO TELEFÓNICO
After your message, please leave your e-mail address or other contact.